Como proprietário de um negócio, uma grande parte de sua estratégia é ofuscar os concorrentes, concorda? Mas os empresários experientes sabem que criar e manter relacionamentos com eles pode ser uma ótima tática.

Já conheci empresas que foram capazes de construir ótimos relacionamentos com várias outras empresas do setor - concorrentes diretos e indiretos. Elas trabalhavam em conjunto para determinar a melhor maneira de satisfazer os clientes. Resumindo, é um ganha-ganha para todos no final das contas.

Mas, te dizer que você deve ser melhor amigo do seu concorrente pode causar certa estranheza, não é mesmo?

Só que tentar uma parceria é simples. Você apenas não deve ser tão ansioso. Lembre-se que você e o concorrente têm uma empresa do mesmo setor. Portanto, vocês provavelmente têm uma paixão, uma motivação com o produto ou serviço, e provavelmente vão encontrar mais coisas em comum do que imaginam.

Para estabelecer uma parceria, o importante é ser amigável, aberto e honesto, explicando que você simplesmente quer se apresentar e iniciar um diálogo. Além disso, é bom explicar por que você acha que essa parceria será benéfica para ambos.

Se você conseguir uma parceria com o concorrente, e depois perceber que não tem certeza de como continuar o relacionamento, tente não colocar qualquer um dos dois em uma posição vulnerável. Isso você consegue discutindo todos os perigos para os dois negócios. Uma vez que vocês estão no mesmo mercado, certamente estão enfrentando ameaças semelhantes, e conversar sobre isso pode encontrar uma solução em comum.

Ser amigo dos concorrentes vai te trazer muitos benefícios. Se aproximando corretamente, com a concorrência certa, é claro, você pode construir um relacionamento genuíno e confiante. Em muitos casos, isso permite a você ser o primeiro da fila se o concorrente estiver querendo consolidar uma parceria com outra marca. Pense nisso!