Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.  O conflito é fonte de ideias novas, podendo levar a discussões abertas sobre determinados assuntos, o que se revela positivo, pois permite a expressão e explorar de diferentes pontos de vista, interesses e valores.

Em alguns momentos, e em determinados níveis, o conflito pode ser considerado necessário se não se quiser entrar num processo de estagnação. A administração de conflitos consiste exatamente na escolha de programar estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação.

Para entender melhor a visão da psicanálise diante do conflito vou tentar colocar aqui como um processo em que uma das partes envolvidas percebe que a outra parte a frustrou ou ira frustra seus interesses, então isso quer dizer que no dia a dia vivemos o conflito de formas diferentes maneiras, quantas vezes algumas pessoas cruzam nosso caminho, dificultando ou ate mesmo impedindo o atingimento de nossos objetivos, então não devemos ver o conflito apenas como impulsionador de agressões, disputas ou ataques físicos e sim como um processo que começa na nossa percepção e termina com uma adoção adequada e positiva da nossa parte.

É importante saber as causas que levam ao conflito, pode ser desde experiência de frustação de uma ou ambas as partes, diferença de personalidade, metas diferente, diferença de termos de informação e percepção, até as coisas mais banais do nosso dia a dia. O nível que o conflito atinge vem em vários estágios como, discussão, debate, façanha, imagens fixas, ficar com a cara no chão, as estratégias, falta de humanidade, ataquem de nervos, ataques generalizados e muitos outros que variam de pessoa para pessoa, porem esta para qualquer tipo de conflito independente da importância do fato, esses conflitos podem ser na área social, tradicional, hierárquicos, pessoais, todos trazem consequências independente do tipo ou nível do conflito.

As consequências existem e aparecem com frequência diante do conflito, desvia a atenção dos reais objetivos, interfere na percepção e na socialização dos que estão envolvidos, dentro de cada um se constrói sua cultura individual, seus heróis, mitos, e ai começa a surgir perdedores, ganhadores, culpados, e inimigos. Lidar com o conflito implica em trabalhar uma forma de romper estereótipos! Para uma eficaz solução precisamos definir algumas metas que são de suma importância:

Criar uma atmosfera de paz e afetiva.

Esclarecer as percepções.

Focalizar nas necessidades individuais em primeiro plano.

Construir um poder positivo transmitindo segurança.

Olhar para o futuro revendo o passado.

Gerar opções de ganhos mútuos.

Desenvolver passos para as ações.

Estabelecer por ultimo um acordo.

Para que essas metas deem certo é necessário saber se comunicar, saber ouvir, saber perguntar, saber o momento de colaborar e ter compromisso.  Antes de tudo dar segurança de que você esta ali para ajudar a chegar em uma solução e que sabe se colocar no lugar de cada um, olhar atentamente nos olhos e transmitir serenidade é um dos passos mais importante quando você se dispõe ajudar seres humanos com dificuldade de resolver sozinho seus problemas. Ter manejo é essencial para pessoas que são geradores de mudanças, pois das tensões podem nascer oportunidade e crescimento mutuo.