CONCEITOS INICIAIS ACERCA DA ESTRUTURA DA MATÉRIA: o atomismo de Demócrito e Épicuro

Francivaldo da Silva Jorge[1]

Patricia Lima Santos[2]

RESUMO

Os conceitos iniciais acerca da estrutura da matéria têm início com as primeiras teorias atomísticas da história concebidas pelos filósofos gregos Demócrito e Épicuro. Este artigo tem o objetivo de elucidar a teoria atomística de Demócrito e Épicuro. A metodologia de pesquisa adotada foi a de caráter pesquisa bibliográfica, pois fundamenta-se em leituras referentes ao tema do artigo. Demócrito queria saber do que a matéria era constituída, e a partir de questionamentos, chegou à conclusão de que a matéria deveria ser constituída de partículas elementares, Demócrito chamou tais partículas de átomos e construiu uma teoria que explicava seu comportamento e as consequências dele. Posteriormente, Épicuro, que teve contato com a teoria atomística de Demócrito, acreditava que estas partículas não apenas existiam como também eram dotadas de vontades,essas vontades dos átomos lhes concediam a liberdade de escolher qual matéria iriam integrar. Conclui-se que o atomismo grego foi nada mais que uma filosofia mais flexível fruto da mistura de teorias de eleásticos, estoicos e pitagóricos, nascido com a finalidade de explicar o mundo e libertar os homens do medo da morte e das angustias causadas pelas crenças mitológicas. O atomismo grego inspirou ao longo dos séculos, cientistas que até hoje buscam entender a composição da matéria.

Palavras-chave: Átomo. Partículas indivisíveis. Matéria. Atomismo grego.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca salientar, através de pesquisas bibliográficas, a importância do resgate histórico do atomismo grego, como fonte crucial de construção do pensamento cientifico. Os questionamentos acerca da origem da matéria tornar-se-iam uma base fundamental para que se pudesse formular o conhecimento cientifico atual. Tanto Demócrito quanto Épicuro não dispunham de recursos materiais para provar suas teorias, suas deduções surgiam a partir da iniciativa de responder a indagações por meio da razão, sempre fundamentadas na observação.    

A metodologia empregada para a elaboração do presente artigo apoia-se na técnica de pesquisas bibliográficas, pois a fundamentação deste artigo deriva de fontes secundárias tais como: livros, artigos, documentos monográficos e sites confiáveis.

Demócrito acreditava que a matéria poderia ser dividida até chegar a um ponto em que iria atingir um limite máximo a ponto de não mais haver nenhuma divisão, Épicuro reformulou a teoria atomística de Demócrito, apontando que os átomos poderiam formas outros corpos, mesmo depois da morte física. Assim as substancias que compõe a matéria são distintas e diferentes, pois Épicuro acreditava que estas estruturas poderiam estar próximas ou afastadas.

Faz-se aqui, um apanhado histórico acerca de trajetória dos pensadores filósofos fundamentalistas Demócrito e Épicuro, que em diferentes períodos de tempos, seus trabalhos se dirigiam a respostas, cuja problematização girava em torno do universo como fonte obscura de respostas, assim existiam diversas objeções voltadas para o homem e a natureza, cuja suas indagações correspondiam às causas das formas e finalidades.

A Seção 2 apesenta um pequeno resumo introdutório a respeito das causas que levaram Demócrito e Épicuro a se engajarem em seus questionamentos filosóficos e cosmológicos a respeito da constituição do mundo que os cercava. A Seção 3constitui uma síntese de pesquisas bibliográficas realizadas com o objetivo de conhecer o filósofo atomista Demócrito, quem ele foi, a importância de seus questionamentos, o que eles visavam, e como seu pensamento acerca da estrutura da matéria e do mundo que o cerca se constituía em meio ao contexto de sua época. A Seção 4 introduz o filósofo Épicuro e sua filosofia, este tópico é importante, pois o atomismo de Épicuro influenciava diretamente em sua filosofia e vice-versa, assim é impossível denotar o atomismo de Épicuro sem falar de sua filosofia de vida. A Subseção 4.1 aborda a teoria atomística de Épicuro, como se dá o movimento dos átomos no espaço vazio, como eles se comportam em relação uns aos outros, como constituem a matéria e a alma humana e seus reflexos no mundo macromolecular, como ele reformula o atomismo de Demócrito. Por fim, a seção 5 aponta as divergências entre Demócrito e Épicuro, o primeiro, acreditava que a mateia é fruto do acaso, o segundo, que nosso mundo é fruto da liberdade de escolha dos átomos.