UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE ARQUEOLOGIA DA UFPE

 

Edjane Silva Costa de Alencar

 

 

Recife, 03 de outubro de 2021

 

Conceitos de sensoriamento remoto, fotogrametria e fotografia aérea: o uso de Drones e Vants na pesquisa arqueológica

A arqueologia é uma ciência que tem por objetivo principal estudar sociedades (antigas ou mais recentes) através da sua materialidade. Por onde o ser humano passou, ele deixou indícios de sua existência, sendo os mais antigos (uma pequena parcela) ainda coexistentes com o ser humano na atualidade. E para realizar suas pesquisas acerca dessa materialidade, o arqueólogo utiliza técnicas, métodos e equipamentos cada vez mais refinados, na busca de obter resultados mais assertivos em seus estudos.

Ao decorrer do texto será abordado uma espécie de “estudo de caso” do tema apresentado pela arqueóloga Carolina Pereira da Silva, em sua monografia – que tem por tema: comparação entre plataformas de aquisição de imagem e indicação de danos nas estruturas do forte do Castelo do mar e Quartel velho – Cabo de Santo Agostinho – PE. A intenção do trabalho é conceituar alguns termos e discorrer (de forma sucinta) sobre os equipamentos e plataformas utilizados na pesquisa de cunho arqueológico.

O trabalho da arqueóloga Carolina Pereira é voltado para a área de conservação arqueológica, a respeito do patrimônio histórico e arqueológico. Onde técnicas de fotogrametria e aerofotogrametria, no qual tem por objetivo criar um mapa de danos das estruturas destas construções. É interessante elencar alguns importantes conceitos sobre o que seria a fotogrametria, aerofotogrametria, Drone e VANT. A fotogrametria “é uma técnica que consiste na criação de um modelamento tridimensional em uma plataforma digital gráfica a partir de um conjunto de imagens bidimensionais com o auxílio de coordenadas de referência”. (Fonte: site Green fox Engenharia). A aerofotogrametria “é um dos métodos utili­zados para o mapeamento da superfície terrestre. O voo fotogramétrico é realizado por uma aeronave, na qual é acoplada uma câmera fotogramétrica que cobre toda a área a ser mapeada”. (IBGE, 2021). Drone e VANTs são uma espécie de aeronave não tripulada, que podem ser amplamente utilizados em pesquisas arqueológicas, já que possuem uma câmera que possibilita a captura de imagens aéreas (o que antes só era possível através de aeronaves tripuladas). E por fim, o sensoriamento remoto que “é a técnica de obtenção de informações acerca de um objeto, área ou fenômeno localizado na Terra, sem que haja contato físico com o mesmo”. (IBGE, 2021).

Dado os conceitos acerca do tema, é interessante elencar as vantagens de se utilizar esses recursos, no que tange a pesquisa arqueológica. No caso do trabalho da Carolina, ela aplicou as seguintes técnicas na elaboração de um mapa de danos, com o objetivo de identificar os principais problemas, no que se refere à conservação das estruturas no Forte Castelo do Mar e Quartel Velho, já mencionados anteriormente.

As vantagens de utilizar drones e VANTS, é a possibilidade de se obter uma visão mais ampla, que pode viabilizar o acesso aos locais que são mais restritos, ou que seriam de difícil captura, caso fosse utilizada uma câmera analógica. A dinâmica desses equipamentos é de extremo aproveitamento, não só apenas para capturar imagens de estruturas, mas também poderão ser utilizados para visualizar locais mais remotos, como por exemplo - ambientes onde o acesso humano é mais limitado. Podendo também ser utilizado para fotografar sítios e afins. O custo também é algo bem pertinente, a depender dos recursos disponíveis para a pesquisa do arqueólogo ou estudante de arqueologia, que irá precisar, em boa parte de seus estudos, economizar tempo e dinheiro. Pois alguns desses modelos de drones têm um ótimo custo-benefício e desempenham a mesma função de equipamentos mais caros.

As imagens capturadas para a pesquisa, poderão ser analisadas pelas técnicas de fotogrametria e o sensoriamento remoto, e é bastante útil no caso que foi abordado acima: acesso limitado ao ambiente (in loco) que será fonte da pesquisa. De forma geral, são técnicas que facilitarão o trabalho do arqueólogo.

Dado o exposto, pode-se refletir e repensar de como utilizar a tecnologia para o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas arqueológicas, tornando-os ainda mais técnicos, utilizando sempre os meios mais favoráveis e acessíveis para estudos mais abrangentes e pertinentes. Buscando assim, a aplicabilidade de variados métodos e técnicas, que tenham como objetivo principal - o avanço linear e progressivo das pesquisas de cunho científico arqueológico.

 

REFERÊNCIAS

GREENFOX ENGENHARIA (Comp.). Fotogrametria – conceitos técnicos e sua aplicação na Engenharia e Arquitetura. 2021. Disponível em: Fotogrametria - conceitos técnicos e sua aplicação na engenharia e arquitetura (greenfoxengenharia.com). Acesso em: 3 out. 2021.

IBGE, Atlas (Org.). Conceitos gerais: sensoriamento remoto. 2021. Disponível em: sensoriamento remoto (ibge.gov.br). Acesso em: 3 out. 2021.

SILVA, Carolina Pereira. Comparação entre plataformas de aquisição de imagem e indicação de danos nas estruturas do forte castelo do mar e quartel velho – Cabo de Santo Agostinho – PE. 2019. 89p. Monografia (Graduação em Arqueologia) - Departamento de Arqueologia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

TECNOBLOG (Comp.). O que são drones e quais as regras você precisa seguir para pilotar no Brasil. 2013. Disponível em :O que são drones e quais regras você precisa seguir para pilotar no Brasil – Tecnoblog. Acesso em: 3 out. 2021.