INTRODUÇÃO A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O QUE É TECNOLOGIA?

Resumidamente podemos dizer que tecnologia é tudo que o homem inventa para facilitar sua vida. Não conseguimos viver sem o uso da tecnologia, pois essa palavra não se limita apenas ao uso avançado das disponibilidades digitais, mas sim a toda criação ou descoberta feita pela inteligência humana para facilitar algum processo ou atividade.

As tecnologias primitivas ou clássicas envolvem a descoberta do fogo, a invenção da roda, a escrita, dentre outras. As tecnologias medievais englobam invenções como a prensa móvel, tecnologias militares com a criação de armas ou as tecnologias das grandes navegações que permitiram a expansão marítima. (Parágrafo retirado do site tecmundo)

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Pode-se definir Tecnologia da Informação (TI) como o conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação que visam a produção, o armazenamento, a transmissão, o acesso, a segurança e o uso das informações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas — e estão ligadas a tantas áreas — que há diversas definições para a expressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo. É a área da informática que trata a informação, a organização e a classificação de forma a permitir a tomada de decisão em prol de algum objetivo. (Parágrafo retirado do site Wikipédia)

INTRODUÇÃO A INFORMÁTICA

A palavra informática surge, em meados do século XX junto com a tecnologia moderna, se tornando a junção de parte de duas outras palavras, informação e automática. Simplificadamente podemos dizer que é a ciência que estuda a informação obtida de forma automática, seja ela através de simples objetos digitais como uma calculadora ou relógio de pulso, ou então através de um celular, computador ou notebook de última geração.

O que é um Computador?

Um computador também pode ter várias definições de acordo com o nível de conhecimento da pessoa, um técnico ou engenheiro certamente pode dar uma definição complexa na qual nem todos possam entender, já um usuário doméstico comum pode defini-lo de uma forma mais clara e objetiva, vejamos dois exemplos:

· Tecnicamente falando, um computador é um conjunto de circuitos e componentes elétricos integrados para o processamento de dados através de um microprocessador, que são controlados por softwares programados previamente para proporcionar resultados automáticos para problemas lógicos.

· Computador é uma máquina alimentada por energia elétrica, criada pelo homem para ajudá-lo no seu dia a dia com atividades repetitivas que podem ser realizadas pela máquina de uma forma mais rápida. Atividades como cálculos, cópias de documentos etc.

Vídeo complementar no Youtube sobre a história do computador:

https://www.youtube.com/watch?v=sO6ps0mLTsg&t=3s

Os componentes de um computador

Um computador é constituído por duas partes que são essenciais para o seu funcionamento, os softwares e os hardwares. Toda pessoa que se diz ter conhecimento em informática deve conhecer essas duas palavras. Mas não se desespere, apesar de ser difícil de pronunciar é fácil de entender.

Software

Software é a parte lógica do computador e que controla toda a parte física, são os chamados programas ou aplicativos.

São exemplos de softwares: O Windows e seus programas, o sistema operacional de um celular, um aplicativo de celular (APP), o programa de um relógio digital, o cronometro digital de um temporizador etc.

Hardware

Hardware é a parte física do computador controlada pelos Softwares, é tudo que você pode tocar nele fisicamente. Pode ser definido simplificadamente como as peças do computador.

São exemplos de Hardware: Monitor, Teclado, mouse, Gabinete, Caixas de som, Pen-Driver, Impressora, Scanner etc.

Para descontrair um pouco:

“Hardware é a parte do computador que quando você está com raiva você consegue quebrar. E software é parte que você só consegue xingar”

Conheça os principais Hardwares de um Gabinete com as fotos e ilustrações das peças no link da publicação abaixo feita no meu blog:

https://claudymartins.wixsite.com/claudinei/blog/3%C2%AA-aula-cras-principais-hardwares-e-suas-fun%C3%A7%C3%B5es-desmontando-o-gabinete?fbclid=IwAR227E-iIJ7rPfPJpkXpToUdgCvGm9oD8F83N-RGDDxVlpWz1xB62KfSAYs

Ligando um Computador

Um computador em geral é composto por pelo menos cinco hardwares básicos o Gabinete (é incorreto chamá-lo de CPU), o Monitor, o Teclado, o Mouse e a caixa de som. E ainda um software gerenciador o Sistema Operacional.

Para liga-lo o primeiro passo é procurar o botão Power no gabinete e acioná-lo, desde de que ele já esteja ligado na tomada é claro!

Em alguns casos, pode ser necessário ligar também o monitor de vídeo. Para ter certeza que o computador e o vídeo estão ligados, preste atenção nas luzes existentes. Se elas estiverem acesas, tudo está ligado.

Ao ligar seu computador ele verificará se todos os periféricos estão conectados, e se tudo estiver certo ele carregará o sistema operacional automaticamente na tela do seu monitor.

O que é um Sistema Operacional?

Quando você liga um computador, notebook, celular, tablete, ou qualquer outro aparelho que contenha vários aplicativos, entra em ação um programa gerenciador conhecido como sistema operacional. O Sistema Operacional é o programa que administra o funcionamento de todos os componentes de hardware e software da máquina.

Ele não deixa de ser um software, mas a diferença é que ele tem a capacidade de gerenciar o trabalho de todos os outros programas do computador. Sem um sistema operacional, uma máquina não passa de um conjunto de peças sem funcionamento lógico.

Alguns dos sistemas operacionais mais populares são o Windows, Linux e os famosos Androides. Cada um deles possuem uma evolução de acordo com as melhorias desenvolvidas pelo seu fabricante. Quando surge uma nova atualização, estrategicamente o fabricante lança a novidade no mercado com o nome atualizado por uma nova versão.

O Sistema Operacional Windows é o sistema mais conhecido e utilizado em computadores ou similares no mundo. As versões do Windows mais atualizadas e consequentemente mais utilizadas hoje em dia, são o Windows 7 (Seven), Windows 8 e 8.1 e Windows 10 (Versão atualmente mais atualizada).

Trabalhando com o mouse:

O mouse é um dispositivo de entrada de informações essencial para nossa comunicação com o sistema operacional, ele nos servirá como uma mão que controla um cursor (seta) nos possibilitando buscar e escolher as opções disponíveis.

Existem cinco operações básicas para trabalhar com o mouse:

· Apontar: É a ação de movimentar o mouse controlando o cursor até posicioná-lo em algum objeto.

· Clicar ou dar um clique: É a ação pressionar e soltar o botão esquerdo do mouse, geralmente essa ação é executada após ter apontado para o objeto desejado para acioná-lo.

· Clique duplo: É a ação de pressionar e soltar duas vezes rapidamente o botão esquerdo. Esta ação geralmente é usada para abrir aplicativos ou acionar opções que o clique simples não aciona.

· Clicar arrastar e soltar: É a ação de clicar com o botão esquerdo, mantê-lo pressionado movimentando o cursor para uma nova posição e só depois disso soltar o botão. Esta ação é utilizada para movimentar objetos na tela.

· Acionar o menu de atalho ou menu rápido: É a ação de clique com o botão direito do mouse, esta ação abrirá uma lista chamada de menu de atalho ou menu rápido, com opções rápidas para agilizar algumas atividades. Dependendo de onde o cursor está apontando as opções do menu podem variar.

Desligando o Computador

Assim como um aparelho de televisão e vários outros eletrodomésticos, um computador não pode ser desligado retirando-o diretamente da tomada. Antes disso é necessário finalizar o funcionamento lógico do sistema operacional, caso isso não seja feito existe a possibilidade de perda de informações importantes, ou até mesmo em alguns raros casos, pode ocorrer a danificação de algum componente de hardware o que afeta significativamente o funcionamento da máquina.

Para desligar o computador você pode simplesmente pressionar o botão Power que ele automaticamente irá encerrar o sistema operacional e finalizar todo processo automaticamente. Ou então você pode utilizar a opção de desligamento automático do Windows encontrado no menu Iniciar, que é mais seguro e contém algumas outras opções como Reiniciar ou Trocar de Usuário.