De início, vale salientar que o empreendedor é um agente muito importante para o desenvolvimento da economia, seja ela local ou mundial. 

O empreendedor é aquele que visa oferecer um produto inovador no mercado, ocasionando uma grande revolução no mercado, permitindo assim a insurgência de um novo ciclo econômico, impactando milhares de vidas para usufruir de um produto de qualidade e acompanhando o desenvolver tecnológico do mundo globalizado. 

Quando recordamos do mundo do empreendedorismo, nós podemos observar esse mundo em duas vertentes: A perspectiva econômica e a Perspectiva psicológica, uma tem como nome de referência o Joseph Alois Schumpeter e outro tem como referência David McClelland, respectivamente. 

A Perspectiva econômica, tendo como referência Joseph Schumpeter, nessa linha de pensamento ele considerava a inovação como o elemento dinâmico da economia, ele ressalta que o empreendedor tem uma função importante no desenvolvimento econômico. Ele também deixa claro, que o empreendedor não é um simples empresário ou um simples administrador de empresas, mas é um indivíduo social com um constante conflito entre empreendedor e instituiçõe s(cultura, hábitos e tradição), por meio de uma destruição criativa destrói a ordem econômica existente por meio da introdução de novos produtos e serviços.

Para Schumpeter, inovar produz tanto desequilíbrio como desenvolvimento (diferente de crescimento econômico enquanto mero aumento capital, numa situação específica onde a competição moderna entre os capitalistas não se dá por meio do preço, mas sim da tecnologia. É importante destacar, que inovação para ele é:

  • Introdução de um novo bem, ou de uma nova qualidade de um bem existente;
  • Implantação de um novo método de produção;
  • Abertura de um novo mercado para uma determinada indústria. 

A Perspectiva Psicológica, O David McClelland um famoso Psicólogo Americano, criador da Teoria das Necessidades adquiridas, na qual tem três ramificações, a necessidade do poder, necessidade de Afiliação, necessidade de realização. Ele fez esse estudo com objetivo de comprovar que o fator psicológico“. A necessidade de realização” era responsável pelo desenvolvimento econômico. 

Para comprovar essa teoria ele resgatou em Freud o conceito de desejo, também nos deixa a entender, que o homem concebido como um animal tem um árduo desejo, vontade de sobrevivência, aplicando isso ao empreendedorismo, vemos que para sobreviver no mundo dos negócios devem inovar constantemente no produto, aprimorando as suas técnicas e a sua funcionalidade para melhorar as suas qualidades.

 Características do empreendedor

De início, vale salientar que o empreendedor é um agente muito importante para o desenvolvimento da economia, seja ela local ou mundial. O empreendedor é aquele que tem em vista oferecer um produto inovador no mercado, ocasionando uma grande revolução no mercado, permitindo assim a insurgência de um novo ciclo econômico, impactando milhares de vidas para usufruir de um produto de qualidade e acompanhando o desenvolver tecnológico do mundo globalizado. 

Há características intrínsecas ao empreendedor, eles têm uma grande capacidade de ver além do espaço do que ele estão, são visionários, para chegar além do que conseguiram chegar. Uma das características que mais se revelam é que eles sabem tomar decisões na hora certa, são decisões precisas e rapidamente, eles são pessoas que fazem a diferença através do seu senso de inovação, de desenvolvimento, seu senso de informação, pois é esse o caminho a qual ele deve seguir. 

É importante destacar, eles são dedicados ao extremo ao que eles fazem, comprometem relacionamentos, o seu momento de lazer e de diversão, até mesmo a sua saúde para trabalhar, para se esforçar a seu negócio, incansáveis e loucos pelo trabalho, são otimistas e apaixonados pelo que fazem. Eles são organizados, planejam, possuem conhecimentos e são sedentos de aprender, assumem risco calculados e sabem gerenciar o risco, quanto maior o desafio, maior será o risco, eles arriscam, investem todas as suas forças. Eles criam valor para a sociedade, eles geram mais empregos e buscam soluções para melhorar as vidas das pessoas. 

Há uma grande diferença entre empresários e empreendedores, os empreendedores geram uma ruptura espontânea e descontínua e perturba o estado de equilíbrio do desenvolvimento econômico, esse conceito se sustenta na força da “Destruição criadora”. já o empresário, Gerencia, toma decisões de rotina e faz um negócio crescer de uma forma contínua, pode gerar um crescimento contínuo na economia, mas não uma ruptura. O conceito se sustenta na manutenção do equilíbrio econômico.

 Contexto empreendedor do Brasil 

No mundo dos negócios iremos encontrar, dois tipos de empreendedores são eles: Empreendedor por necessidade — É aquele que abre seu próprio negócio por não possuir opções de trabalho e necessitar de renda para sustento próprio e da família. 

Podemos citar como exemplo pessoas que trabalhavam em seus empregos formais, devido a uma insurgência de uma crise tiveram que abrir uma mercearia ou se utilizar do seu talento para suprir suas necessidades básicas. Empreendedor por oportunidade — É aquele que abre seu próprio negócio mesmo possuindo outras opções de emprego. Aproveita uma oportunidade de negócio para iniciar seu empreendimento. 

Taxa de empreendedorismo é medida pelo Gem, que se iniciou em 1999 pelo consórcio entre a Babson College (EUA) e a London Business School (Reino Unido), onde se tornou a maior fonte de informações para pessoas com negócio estabelecido ou que vão iniciar um novo negócio, investir ou atuar em algum mercado. 

Essa taxa é medida pelo índice de população adulta com um levantamento domiciliar, que há uma identificação dos empreendedores. 

Existem muitos motivos para se começar a empreender no Brasil, uns começam porque perdeu sente dificuldade em achar um emprego fixo, outros começam para ter uma renda extra, já outros seguem como princípio de vida para ganhar a vida e por outras ocasiões. 

Se isso fosse colocado em dados: uma das primeiras é para ganhar a vida por os empregos serem escassos (88,4%) para fazer diferença no mundo(51,4%) para construir uma grande riqueza ou uma renda muito alta (36,9%) para continuar uma tradição familiar (26,6%).

 Se notarmos os perfis dos empreendedores, veja que entre os empreendedores iniciais não existe uma diferença significativa entre sexo. Podemos notar que está tudo equilibrado, onde 50% são mulheres e 50% homens, já nos empreendedores estabelecidos vemos que a maioria são homens, cerca de 56,50% e as mulheres correspondem por cerca de 43,50% vemos que a maioria é um público jovem da idade entre 25 anos e 44 anos, tem renda de 3 a 6 salários mínimos. 

Alguns estudos dão recomendações para facilitar o crescimento do empreendedorismo no Brasil, tais como: 

  • Simplificar e reduzir a tributação, criando um imposto único para todas as esferas de modo a facilitar a gestão e garantir maior previsibilidade; 
  • Revisar amplamente as legislações vigentes visando identificar aquelas consideradas obsoletas, contraditórias ou inadequadas para a realidade atual e futura; 
  • Instituir como política de Estado a formação empreendedora, em todos os níveis de ensino; 
  • Fortalecer e integrar os diferentes ecossistemas de inovação existentes no país; 
  • Estimular a criação de novos ecossistemas empreendedores, descentralizados geograficamente; Facilitar a interação das universidades com as empresas nascentes e em crescimento.