UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

INSTITUTO DE LINGUAGENS

DEPARTAMENTO DE LETRAS

CURSO DE LETRAS/ESPANHOL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PAULO MARCOS FERREIRA ANDRADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

N 1.5 - 2ª SEMANA

 

 

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

 

 

CONCEITO DE EGOCENTRISMO EM PIAGET

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cuiabá, MT

2014

 

CONCEITO DE EGOCENTRISMO EM PIAGET

 

 

Efetuei a minha observação em uma turma de Educação infantil multiseriada com alunos de três faixas etárias, a saber, 03 anos, 04 anos e 05 anos. É uma turma de 24 alunos entre menino e meninas, ao que pude perceber a professora realiza atividades coletivas que dizem respeito às três faixas etárias.

Diante das observações realizadas pude constatar que de maneira geral as crianças conseguem ser interativas. Nas atividades lúdicas as de faixa etária de 04 e 05 anos conseguem brincar sem se apoderarem dos materiais didáticos, mas tem dificuldades com regras pedagógicas e sociais. Mas segundo a professora isto já fruta de processo de diálogos efetuados ao longo ano. As crianças de 03 anos são mais retraídas, menos interativas e não gostam de socializar os materiais dispostos na atividade. Observei que pegam os brinquedos e vão sentar em lugar longe dos demais para que estes sejam somente delas. Estas crianças têm dificuldades de seguirem as regras das atividades ou mesmo de interagirem de forma que tenha que dividir materiais.

Assim podemos dizer que as crianças de 03 anos revelam ações permeadas por dois estágios claros, o estágio moto e o egocêntrico, posto que não sejam cooperativas, preferem brincar sozinhas com os brinquedos mesmo os que exigem mais de uma pessoa na utilização.

Como os outros estágios não haviam sido comtemplados na observação desta turma, dei-me a observas os alunos do quarto ano uma turma composta por 28 alunos com faixa etária entre 09 e 11 anos.  Numa aula de matemática onde o professo a meu pedido inseriu jogos de dominó para trabalhar com campo conceitual da multiplicação.  Foi impressionante como o estágio da cooperação focado por Piaget é evidenciado nas atitudes das crianças. Alguns não aceitam as regras da atividade, mas reconhecem importância dela para o bom andamento do jogo, chegam a cobrar o professor quando algum colega tem dificuldade de obedecê-las.    

O professor solicitou quem um jogo os alunos colocassem as regras e estes foram rápidos em identifica-las e explica-las ao professor. Algumas crianças têm mais dificuldades no uso das regras, mas isso não as impedem de reconhecerem a importância das mesmas. Outra pelo que percebi numa rápida observação mesmo tendo uma idade onde o Estágio da codificação das regras deveria estar mais aguçado, ou seja, mais evidente, demonstram características do estagio egocêntrico. Embora não seja uma regra acredito que este desenvolvimento propostos por Piaget   tem suas recessões.