Conceito Básico Sobre a Primeira Infância 

Rute S. Chaves Barretos.¹ 

Profissionais que lidam com crianças, pais e outros cuidadores interessados em contribuir para o desenvolvimento saudável dos pequenos, podem ter duvidas sobre o que é a tal da primeira infância. Assim sendo, surge à importância de informar qual o conceito básico sobre afinal o que é a primeira infância?

A primeira infância corresponde o período da gestação aos seis anos de idade, sobretudo, é importante ressaltar que o conceito de Primeira Infância está registrado e subdividido, no Marco Legal da Primeira Infância, lei de 2016, que garante os direitos relacionados a essa etapa da vida. A subdivisão é compreendida em duas partes: a primeira com o termo primeiríssima infância, que vai da gestação aos três anos de idade, e o período que se estende entre os 4 e 6 anos.

Essa divisão acontece devido as diferenças significativas entre as duas fases, pois  o desenvolvimento emocional e cognitivo de uma pessoa são decisivos nos três primeiros anos de vida, incluindo a vida intrauterina.

Para a neurociência, entre a gestação e os 2 anos de idade, o cérebro das crianças passa por uma intensa fase de amadurecimento, o que determina uma grande capacidade de assimilação do ambiente. É nesse período que as sinapses, ou seja, a comunicação entre os neurônios, se desenvolvem por meio das interações que estimulam os sentidos, como a audição, o tato e a visão. Isso contribui para que a criança se perceber no mundo e também perceber o outro. Por isso, a importância e o cuidado com os estímulos nessa fase. Cuidado principalmente com situações negativas que podem gerar traumas.

É importante ressaltar que esse período, o da primeiríssima infância, que vai da vida intra-uterina até os 3 anos de vida, se inicia exatamente ainda no útero todo o desenvolvimento do bebê. Pesquisas apontam que é possível interagir com ele ainda na barriga da mãe, estabelecendo vínculos afetivos e auxiliando a desenvolver a memória.

Durante toda a Primeira Infância, o desenvolvimento é muito acelerado, sendo necessário que os estímulos sejam planejados e significativos para a criança construir um repertório sensorial que o servirá como base para associações futuras em seu processo continuo de aprendizagens.

Ainda na Primeira infância, temos o período posterior, que vai dos 4 aos 6 anos, etapa final da desse período. Nessa fase, por outro lado, a criança possui maior autonomia e um nível maior de independência. Nessa  fase ela já consegue se expressar e desenvolver diversas atividades sozinha, tais como cuidar de algumas de suas necessidade pessoais e brincadeiras relacionadas às práticas esportivas.

Na etapa fina da Primeira Infância,  a cognição, ou seja, os processos de aprendizagens, ou a busca de conhecimento sobre o mundo, já é mais complexa e muito mais latente. Sobretudo, nessa fase a partir dos 5 anos, a criança já consegue seguir rotinas simples.

A Primeira Infância é um período da vida humana, complexo, mais fundamental ao desenvolvimento do individuo, período que requer cuidados e atenção  especial, com a finalidade de garantir um desenvolvimento saudável  e integral.

  

Referências Bibliográficas:

 

LOPES, Edson Pereira. A Educação Da Primeira Infância Na Perspectiva  De Comenius. Atlas, 2015.

 

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2009. 

 

AULT, R. L. Desenvolvimento cognitivo da criança: a teoria de Piaget e a aprendizagem de processo. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

 

¹RUTE S. CHAVES BARRETOS; Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis e Psicóloga Clínica.