A maneira mais eficiente para conseguir o comprometimento de nossos colaboradores é melhorar a comunicação. Acredito que o maior problema de uma empresa seja a falta de comunicação ou a comunicação feita sem cuidados, sem atenção, sem dar a ela a importância que precisa ter. Poucas empresas têm maneiras sistemáticas e contínuas de comunicação interna. 

Não basta ter um jornal interno ou mesmo uma revista. È preciso cuidar dos detalhes do processo de comunicação na empresa, estudar como as informações são passadas e como elas chegam aos colaboradores. Empresas de sucesso, de vários tamanhos, usam inúmeras formas para fazer com que a comunicação flua de forma eficaz. E-mails, avisos, reuniões-relâmpago, comunicações diretas para a residência e para a família dos colaboradores, happy hours, bilhetes pessoais, tudo deve ser planejado de forma séria para que os colaboradores sejam os primeiros a saber das novidades, programas e projetos da empresa e então possam se comprometer com eles.

Fico impressionado ao ver que são poucas as empresas que dão a devida importância ao processo de comunicação interna de forma estruturada. Fazem coisas esparsas, ações separadas, que não conseguem promover o engajamento e o comprometimento das pessoas. Sem uma comunicação integrada e seriamente estudada e implementada, muitas vezes as informações geram mais ansiedade e confusão do que esclarecem. Muitas empresas caem no autoengano de dizer que fazem uma “comunicação informal” e acabam por difundir meias verdades e criar um ambiente de fofoca e desconfiança.

Pense como é a comunicação na sua empresa. Você tem uma forma estruturada e contínua de comunicação entre as diversas áreas e seus colaboradores? Ou a comunicação é feita ”sempre que necessária”, o que significa que quase nunca é feita?  Você acredita que a comunicação “informal” é suficiente?

Pense seriamente em estruturar melhor o processo de comunicação em sua empresa e terá colaboradores mais comprometidos. Pense nisso. Sucesso!

Nádia Januário

Bacharel em Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em gestão de pessoas

Pós - graduação em Sociologia