INTRODUÇÃO

Computação ubíqua está voltada a interoperabilidade entre os usuários e dispositivos móveis e fixo, através de vários dispositivos compartilhando seu hardware com outros dispositivos aumentando a eficiência e a interoperabilidade. Com o grande aumento das tecnologias de rádio, microprocessadores e dos dispositivos de uso pessoal, fez com que seja possível que todos os dispositivos se comunicam entre si, fornecendo aos usuários serviços instantâneos graças à ubiquidade (BARBOSA, 2006).  

Os dispositivos vestíveis são capazes de encontrar outros usuários, serviços, recursos e fazer a distribuição entre vários dispositivos, onde cada dispositivo tem sua tarefa importante com suas especificações, princípios e tecnologias envolvidas. O computador considerado ubíquo, não é necessário exigir muita atenção para sua utilização, pois ele é quem faz a tomada de decisão de intermediário (BARBOSA, 2006).  

A ideia básica é que a computação se move para fora das estações de trabalho e computadores pessoais se torna pervasiva na vida cotidiana das pessoas. Computação ubíqua está relacionada com computação pervasiva, onde os usuários quase ou não percebam a presença do funcionamento da tecnologia, apenas o seu resultado no dia a dia (WEISER, 1991).