COMPROMETIMENTO, ENVOLVIMENTO E MOTIVAÇÃO, COMO ANDAR JUNTOS... 

Comprometimento é um substantivo masculino que significa a ação de comprometer ou se comprometer com alguém ou alguma coisa, que indica o ato de fazer uma promessa recíproca.

Por esse motivo, comprometimento é um sinônimo de compromisso e requer responsabilidade da parte de quem se compromete. Exemplo: A fábrica teve que fechar porque os trabalhadores não tinham a mínima noção de comprometimento.  Uma pessoa pode demonstrar comprometimento em várias áreas. Em um relacionamento amoroso é importante haver comprometimento das duas partes, em que existe um esforço para que as coisas funcionem da melhor forma possível. O comprometimento é fruto de cinco fatores: admiração, respeito, confiança, paixão e intimidade.

O comprometimento organizacional no trabalho é uma competência extremamente valorizada nas empresas e remete para a conexão institucional entre uma pessoa e uma organização. Um trabalhador que revela comprometimento profissional se compromete a cumprir as tarefas que lhe foram designadas, e está focado nas coisas verdadeiramente importantes.

O trabalhador comprometido com a empresa é leal, conhece a sua cultura organizacional, trabalha para o seu sucesso. È muito difícil haver o comprometimento de um trabalhador se não há motivação, e por isso os líderes da organização devem motivar os seus trabalhadores, de forma a criar o desejo de comprometimento nos seus colaboradores. Existem três níveis ou vertentes de comprometimento entre uma organização e os trabalhadores:

Comprometimento Afetivo – O trabalhador assume o compromisso porque tem uma relação emocional com a empresa e deseja permanecer nela;

Compromisso Instrumental – Ocorre porque o trabalhador da empresa compreende que precisa de uma remuneração salarial, e ficará prejudicado se sair da empresa;

Compromisso Normativo – Neste caso, o comprometimento existe porque os funcionários entendem que são forçados a continuar na organização.

Ao participar de um treinamento, onde foi falado sobre envolvimento e comprometimento, ouvi o seguinte exemplo: “Ovos com bacon.... a galinha está envolvida, pois fornece os ovos, e o porco está comprometido, pois fornece o bacon”.

Eu acredito nisto, pois é muito difícil que as pessoas estejam realmente comprometidas, elas procuram diversos motivos para isto acontecer e quando não acham realmente fica difícil a coexistência na organização. Muitos acreditam que o comprometimento de alguns seja o que chamamos nas gírias de “bajuladores”, mas cada pessoa tem a sua motivação de estar comprometido, então busque a sua.

È importante salientar que mais de um nível de comprometimento pode coexistir em cada trabalhador. A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial, que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização faz parte das Ciências Sociais e tem evoluído bastante com o passar dos anos, gerando alguma polêmica, porque o conceito de cultura é bastante complexo. Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas. Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia para saber o que faz com que as pessoas se motivem, e o que ocorre quando elas não estão motivadas. Faça um teste com você mesmo, pense e observe se você está comprometido ou envolvido, se não está, encontre algo para se motivar e com certeza você será mais feliz com o que faz.

Nádia Januário

Bacharel Administração com Habilitação em Marketing

Especialista em gestão de pessoas

Autora do livro: As Tendências Globais em Gestão Treinamento e Desenvolvimento