Ao optar por comprar algum item o consumidor se confronta com uma escolha: onde comprar os bens cobiçados? Existem várias opções. Você pode fazer uma compra em um shopping center, no mercado ou, para aproveitar o serviço relativamente recente, nas melhores lojas online. Cada uma das opções acima tem suas vantagens e desvantagens. No entanto, quem opta pela compra online tem uma única opinião: comprar nas lojas online é simples, fácil e muito confortável.

Benefícios

A primeira coisa que excita todo comprador é o benefício. Todo mundo quer comprar o mais barato possível, sem perder qualidade. As lojas online oferecem esta oportunidade. Em uma loja habitual por exemplo, o preço dos produtos inclui uma sobretaxa para utilidades, aluguel de uma sala, salários para vendedores, e assim por diante. Em uma loja virtual estas taxas não existem.
 
Liberdade de escolha

O segundo ponto importante na "arte de consumir" é o poder de escolha. Chegando a uma loja comum, o cliente está perdido, tentando, em pouco tempo, escolher o produto para descobrir todas as suas deficiências e vantagens, etc. As lojas não limitam o consumidor, nem no tempo nem nas possibilidades. Depois de ter escolhido, no conforto da sua casa, o que é necessário, procure críticas e avaliações de clientes para se familiarizar com as deficiências e os méritos do produto.

Conforto psicológico

Em qualquer loja comum, um cliente enfrenta problemas como filas, vendedores tentando vender o que você não precisa, a falta de um consultor gratuito, etc. Nas lojas virtuais não há filas, a consulta pode ser obtida através do suporte on-line e os consultores não tentam vender bens que não lhe são necessários.

Além disso, se um comprador estiver interessado em algum produto exclusivo que ainda não chegou no armazém, ele pode se inscrever no site e ser informado sobre o recebimento de mercadorias por e-mail. Tal serviço, como regra, está ausente em lojas comuns.

Tempo e segurança

O homem moderno sente constantemente a falta de tempo, por isso, cada minuto é valioso. As lojas online ajudam perfeitamente nisso, permitindo que você faça uma compra no momento mais conveniente, mesmo à noite, ou no intervalo para o almoço. Além disso, todo cliente quer comprar os produtos de forma confiável, com alta qualidade e duráveis. As lojas oferecem ao cliente uma garantia. Um produto de qualidade inferior, por exemplo, será necessariamente substituído ou será feito seu reparo de garantia.

Conforto de aquisição

Ao escolher os bens, o comprador encontra necessariamente problemas de pagamento e entrega, que geralmente caem sobre seus ombros. Ao usar um cartão de crédito para pagamento, por exemplo, o consumidor pode ser desagradavelmente surpreendido pela falta do terminal necessário na loja. Ou, a entrega é realizada em alguns dias específicos, deve ser agendada, ajustada ao tempo conveniente dos funcionários da loja e assim por diante.
Nas lojas online o pagamento é feito de várias maneiras (cartões de crédito, transferências bancárias, etc.) e o envio é frequentemente gratuito.