Vai trocar de moto ou realizar o sonho de sua primeira motocicleta e não sabe se deve comprar moto nova ou usada? Veja como tomar a melhor decisão!

Ter uma moto é vantajoso tanto na hora de economizar combustível como ter um automóvel mais fácil de andar nas ruas movimentadas das grandes cidades. E para quem é apaixonado pelo veículo de quatro rodas a decisão de adquirir este veículo é ainda mais importante e para isso vale a pena pensar se o melhor é comprar moto nova ou usada.

Um cuidado comum ao optar pelas motos usadas é a sua procedência, já que muitas podem ser produto de algum roubo. Para isso você deve consultar se o veículo está com a documentação correta e em nome de quem está negociando o veículo com você. Mas só isso? Não, você precisa ponderar se vai preferir uma moto 0 km ou uma que já foi usada mesmo.

É melhor ter uma moto nova ou usada?

Não existe uma fórmula mágica na hora de comprar um carro ou optar por uma moto nova ou usada, mas se você não tem uma boa entrada para dar em uma nota nova e depois condições para financiar o restante, pagar um pouco a menos e melhorar as condições de pagamento é uma boa vantagem na hora de comprar uma moto usada.

O tipo de moto que vai comprar, bem como o estado das motos usadas que você viu deve ser levado em consideração também, e isso não está baseado somente no ano do veículo, pois mesmo que uma moto seja 2010 e outra 2012, a de 2010 pode estar mais bem conservada do que a de ano mais novo, sendo até mesmo vantajoso conforme o valor oferecido em ambas.

Cuidados e benefícios ao comprar moto nova

Se a opção for comprar uma moto nova, você deve estar ciente de que assim que retira o veículo da concessionária, ela já passa a valer 4% a 8% a menos por ano. Porém, sabemos que não se busca lucrar ou usar como investimento uma moto, não é mesmo? Ou se usa por necessidade ou por gosto. Neste caso, vale ver qual a sua opção e estar ciente de que se pensa em vendê-la já terá este “prejuízo”.

A vantagem é que uma moto 0 km precisará de menos revisão que uma já usada, mas isso não significa que vá relaxar e nem que não poderá ter problemas, mas conta ainda com a garantia da empresa durante um tempo.

Quando a ideia é comprar uma moto porque se gosta dela é bom avaliar bem as opções porque pode ser que um modelo usado já esteja diferente do modelo que sempre sonhou e pode ser uma boa optar pela moto nova.

Cuidados e benefícios ao comprar moto usada

Como dito acima, devido ao grande número de motos roubadas, é importante verificar a procedência de sua moto e a devida documentação. A parte mecânica também deve ser avaliada por alguém de confiança, bem como se a moto tem somente peças originais ou se já foi mexida, pois isso desvaloriza ainda mais o veículo caso vá vendê-la um dia.

Mesmo fazendo a avaliação mecânica na hora da compra, como não se sabe ao certo como está o motor e demais itens da moto, pode ser que tenha algum problema em menor tempo que se tivesse comprado a moto nova devido ao tempo de uso, mas isso também varia conforme o seu perfil e do antigo dono.

Para quem precisa do veículo mais por necessidade é bom economizar e comprar uma usada tomando estas precauções, já que a nova pode sair bem mais cara. Outro fator que deve ser considerado na compra de um veículo usado ou novo é o valor do seguro de automóveis ou motos.

E você, prefere comprar moto nova ou usada? Por quê?