Quando completam 18 anos, os jovens, geralmente, sonham em tirar a carteira de motorista e, assim que possível, conseguir comprar o seu primeiro carro. O primeiro passo é matricular-se em uma auto-escola e participar de todas as aulas teóricas e práticas. Aprovado no exame do Detran, então é hora de aguardar a entrega da carteira nacional de habilitação.

Geralmente, as pessoas sonham com seu primeiro carro e preocupam-se com o dinheiro para adquiri-lo sem pensar em todas as despesas que virão atreladas a ele. Isso mesmo, não é apenas o valor da prestação do financiamento ou consórcio. Junto com o carro vêm outras despesas, tais como, combustível, imposto para proprietários de veículos automotores (IPVA), manutenção, seguro para carros (item imprescindível e que deve ser feito junto a uma corretora de seguros). Logo, essa decisão deve ser muito bem pensada.

Com a decisão tomada pela compra do automóvel, deve-se concentrar no tipo de carro que vai ser adquirido. Existe a opção de comprar um carro usado que, obviamente, é mais barato que um zero quilômetro. Mas, nesse caso, uma série de precauções devem ser tomadas. Antes de mais nada, uma pesquisa junto aos órgãos competentes indicará se o veículo está com a sua situação regularizada e se detém algum gravame. Um mecânico de confiança também deve fazer uma checagem, no veículo, para constatar a real situação do automóvel.

Como trata-se do primeiro carro, não há necessidade de um modelo muito sofisticado. Um modelo econômico é o mais recomendado. Atualmente, o mercado automobilístico, no Brasil, é bem variado e com modelos de vários fabricantes. É claro que o gosto pessoal do comprador deve ser levado em consideração, e a maioria das pessoas têm simpatia por determinada marca de automóvel mas, antes de mais nada, deve ser feita uma pesquisa considerando-se as reais necessidades do comprador.

Para os iniciantes no trânsito, não é recomendado modelo com direção hidráulica, em um primeiro momento. Mas tarde, numa próxima compra e com mais experiência em dirigir, aí sim, pode-se pensar neste tipo de carro. Para os que não se importam com modelo ou marca e querem apenas comprar um automóvel, é aconselhável aguardar as promoções que, ocasionalmente, as montadoras promovem. De qualquer forma, bom senso, na hora da compra, e responsabilidade, na hora de dirigir, são essenciais.