Todos nós, em algum momento, precisamos ir até uma farmácia para comprar remédios. É algo que faz parte da vida de toda população, e já se tornou uma coisa comum. Mas quando estamos comprando remédios, estamos lidando com a nossa saúde. Por isso, a compra de remédios é bem diferente do que ir em um supermercado para comprar uma janta congelada, por exemplo.

São muitos os cuidados que temos que tomar em todo o processo de adquirir um medicamento. Temos que ter confiança e certeza de que estamos adquirindo algo que vai ser seguro ingerir, por isso é necessário ficar atento a várias coisas na hora de adquirir um remédio.

Os locais para adquirir medicamentos são apenas as farmácias e drogarias. São apenas nelas que estarão presentes as pessoas responsáveis, capacitadas e credenciadas para atender a população de maneira correta. É preciso também exigir que a pessoa que está o atendendo seja de fato um farmacêutico, e que tenha capacidade de auxiliar e tirar qualquer dúvida na hora da compra.

Nunca, de maneira alguma, deve-se adquirir medicamentos em feiras, camelos ou de terceiros. Os medicamentos devem ser receitados por profissionais da área de saúde, e devem ter todo o acompanhamento profissional. Nunca adquira um remédio porque um amigo ou vizinho tomou e recomenda. Não brinque com a sua saúde dessa forma.

Tomar remédios sem um acompanhamento profissional, e sem saber a sua verdadeira finalidade e os efeitos colaterais que podem acarretar pode trazer muitos problemas. É claro que existem remédios que já conhecemos, quando aparece uma dor de cabeça ou gripe, o médico irá receitar os remédios que já sabemos que temos que tomar. Ma em casos mais sérios, é necessário sempre o acompanhamento profissional.

É preciso também tomar alguns cuidados na hora da compra, observando a embalagem.  É importante verificar se na embalagem consta a data de validade, se o nome do remédio está completamente legível, se não há nenhuma informação que possa ter sido rasurada ou apagada. É muito importante também certificar-se de que a embalagem está devidamente lacrada.

Lembre-se sempre que comprar um medicamento não é brincadeira. A nossa saúde é o bem mais valioso, e os remédios servem somente para preservá-la. Em caso de qualquer dúvida ou desconfiança na hora de adquirir um remédio, comunique o farmacêutico, e exija que ele tire todas as suas dúvidas e o ajude no que for possível. Leve essas dicas em consideração, e adquira remédios de uma maneira responsável!