COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Mudanças de comportamentos individuais

Por Priscila Silva Santos Souza | 02/08/2016 | Adm

INTRODUÇÃO

Desde a origem do ser humano entende-se que ele possui sua própria personalidade aliada às necessidades que podem gerar mudanças repentinas no comportamento de cada indivíduo. Hoje, devido o impacto da globalização na economia mundial, muitas organizações estão se adaptando a esse novo cenário, com isso o ambiente interno das empresas estão sendo modificados de acordo com as necessidades dos colaboradores para mantê-los motivados e gerarem melhores resultados.

Uma organização obtém sucesso através de sua posição no mercado, ou seja, ser bem vista aos olhos de clientes, fornecedores e sociedade. Mas para se chegar ao auge precisa de muitas pessoas para fazer isso acontecer. São os colaboradores que ajudam a empresa crescer, então a administração tem que focar principalmente manter o comprometimento e lealdade dos funcionários de acordo com a cultura da empresa.

Os fatores externos forçam as organizações a mudanças constantes, devido a uma economia instável, consequentemente as mesmas têm que ser flexíveis e adequar a essa realidade. O ponto de partida para a alavancagem organizacional é começar as mudanças internas, promovendo uma boa gestão onde exista comunicação eficaz, bons líderes, iniciativa e envolvimento de todos. Ao deparar com essas mudanças é preciso o empenho de todos os níveis desde hierárquico até o nível operacional, as boas ideias tem que ser estudadas e analisadas com intuito de melhoria contínua, não ficar apenas no papel.

Para conquistar um bom rendimento funcional dos trabalhadores é preciso que haja motivação, capacitação, desenvolvimento e crescimento profissional. Dessa forma as mudanças positivas irão aparecer, cada um sentirá vontade de mudar hábitos e atitudes que não os agregavam valor. Um bom líder também é uma peça fundamental para conduzir um grupo de trabalho, deve ser comunicativo, atencioso e eficiente. A equipe de trabalho se sente estimulada quando tem boa liderança, pois sabem onde procurar apoio nas horas necessárias.

No desenvolvimento desta pesquisa nota-se como um fator depende do outro para alcance do mesmo objetivo, ou seja, não adianta a empresa mudar sua administração sem mudar o

[...]

Artigo completo: