Thiago B. Soares

 

É importante estabelecer a relação que a competência linguística tem com a competência comunicativa, embora Trask (2011) as expõe com única e mesma coisa, deixando apenas uma breve lacuna lógica para dizermos que a primeira está contida na segunda. Bachman (1999) também coloca a competência linguística como parte fundamental da competência comunicativa. Visto esse detalhe, partiremos para tratar da competência linguística.

            De acordo com Bachman (1999), a competência linguística se divide em duas: a competência organizativa e a competência pragmática. É no interior da primeira que se situam as competência gramatical e competência textual. Como se fosse um esquema arborescente, delas brotariam usos que lhes conformam. A competência gramatical refere-se ao uso dos fonemas e grafemas, desses para formar lexemas. Em tal contínuo, os morfemas empregados nas modificações lexicais com a qual concorre a sintaxe. Aqui, então,estão os níveis fonético/fonológico, lexical/morfológico e sintático.

            Contemplam a competência textual:a tipologia textual, os gêneros textuais e seus constituintes, coesão, coerência, informatividade, situacionalidade, intertextualidade, intencionalidade e aceitabilidade.Os 7 compõem a organização retorica e argumentativa do texto, de maneira a formarem um evento comunicativo em que convergem ações linguísticas, sociais e cognitivas.

            Ainda segundo Bachman (1999), estão alojadas na competência pragmática a competência ilocucionária e a competência sociolinguística. Em ambas competem os aspectos sociocognitivos da linguagem. Na primeira as funções intelectivas: função ideacional, função manipulativa, função interpretativa e funções imaginativas. Enquanto que na segunda, que prevê o conhecimento de coisas tais como o modo de começar e terminar conversações, como e quando ser polido e como dirigir-se às pessoas (TRASK, 2011), tem-se a sensibilidade dialetal, sensibilidade aos registros da língua, a sensibilidade à naturalidade e os referentes culturais. 

            Poderíamos, grosso modo, sintetizar a competência linguística como sendo a competência leitora, a competência falante e ouvinte, a competência composicional de textos e a competência plurilíngue e pluricultural que todos os falantes de uma língua têm em graus variados.

(Não se esqueça de citar a o artigo quando usá-lo)

 

Referências

BACHMAN, L. What Does Language Testing Have to Offer? In: TESOL. Quarterly, 25 (4), 1999. p. 671-701.

TRASK, R. L. Dicionário de linguagem e linguística. Trad. Rodolfo Ilari. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2011.