Rogério Duarte Fernandes dos Passos

Resumo: A partir de leituras realizadas, objetiva-se compartilhar algumas das idéias que são discutidas no âmbito do currículo escolar enquanto possível disciplina pedagógica.
Abstract: From readings taken, the objective is to share some of the ideas that are discussed in the school curriculum as a possible pedagogical discipline.
Palavras-chaves: Currículo escolar. Leituras compartilhadas. Abordagens do currículo.
Keywords: Curriculum. Shared readings. Approaches to curriculum.

1. Objetivos.
A partir de leituras feitas na disciplina "Escola e Currículo", freqüentada na graduação em Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas, pretende-se, em um único ? porém não definitivo ? texto, abordar os conteúdos retidos a partir da leitura pessoal e profissional deste que escreve.

2. O currículo escolar.
Abrangendo definições e abordagens múltiplas, é possível pensar o currículo escolar como um conjunto de saberes, práticas, experiências e reflexões trabalhados reproduzidos, compartilhados, proporcionados e desenvolvidos pela escola com a finalidade de orientar e formar os estudantes, orientando igualmente professores para o alcance de determinados objetivos no âmbito escolar e as próprias instituições sociais no qual aquele se insere.