Szuster, Natan; Da Silva Fernandes, Fernanda. Comparação entre Redução ao Valor Recuperável de Ativos e Reavaliação de Ativos. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 11, n. 45, p. 5 - 13, jul./set. 2009.

Artigo redigido por Natan Szuster, Pós-doutorado pela University of Ilinois, Professor Titular dos cursos de Mestrado e de Graduação em Ciências Contábeis da FACC/UFRJ e Fernanda da Silva Fernandes, Mestranda em Ciências Contábeis pela FACC/UFRJ e Contadora do BNDES. Traz o estudo da investigação das diferenças e semelhanças entre a reavaliação de ativos bem como a sua redução no valor recuperável. Além disso, também retrata a repercussão que as mudanças das práticas contábeis geram, por serem elaboradas aplicações indevidas, sobre o ativo imobilizado.

Como base para a pesquisa foram utilizadas as demonstrações contábeis, dos exercícios de finalizados em 31 de dezembro de 2006 e 2007, das empresas: Companhia Siderúrgica Nacional, Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. e Gerdau S.A. A reavaliação de ativos consiste em, contabilizar os ativos permanentes pelo valor de mercado, o que pode ser diferente do valor contabilizado de quando o ativo ingressou na empresa, já o valor recuperável trata sobre não registrar os ativos em valor superior ao que possa ser resgatado na venda ou no seu uso.

 “A atual legislação fiscal (art. 434 do RIR/99), por sua vez, só admite a reavaliação de ativos permanentes (exceto investimentos avaliados pela equivalência patrimonial). Ela determina que a reavaliação seja tributada quando for utilizada para aumento de capital ou quando ocorrerem os seguintes eventos: alienação do ativo reavaliado, sob qualquer forma; depreciação, amortização ou exaustão; baixa por perecimento; transferência do ativo permanente para o ativo circulante ou realizável a longo prazo. (Szuster, Natan; Da Silva Fernandes, Fernanda. Pensar Contábil, pag.7)”

Os autores reforçam as dificuldades na reavaliação de ativos como os prazos estipulados para a avaliação, a não obrigatoriedade do procedimento, as discrepâncias entre os relatórios entre empresas do mesmo porte, falta de qualidade de dados quanto à reputação dos técnicos em auditoria independentes que elaboram os relatórios. A reavaliação dos ativos e a redução do valor recuperável são ferramentas importantes para a atualização do valor defasado do bem, que ocorre por conta da inflação, tornando assim o valor do ativo imobilizado em preço real de mercado.

Esse artigo tem público alvo de analistas financeiros e de crédito, acadêmicos, entre outros que obtenham o mínimo possível de conhecimento em contabilidade, para que possa haver entendimento sobre o assunto redigido.

Carolina Miranda Messa, acadêmica do curso de Ciências Contábeis pela Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul.