RESUMO

O presente artigo, tem como objectivo de difundir o estudo da comparação de distância da sementeira da cultura de soja, à partir de quatro variedades da cultura, nas condições agroecológicas do distrito de Cuamba. Concluiu-se que nas menores distâncias de sementeira, o rendimento da cultura foi maior, o grão da soja era diminuto ou menor em maior quantidade e, a planta teve o crescimento extreito e mais longo; nas maiores distâncias de sementeira, o rendimento da cultura foi menor, o grão da soja era fortificado, com maior volumen e, a planta teve o crescimento volumoso, com uma altura média.

 Palavras-chave: cultivo de soja; distância de sementeira; produtividade; desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

A cultura de soja em Moçambique, serve de dieta alimentar para diversas famílias em carrência de alimentos, principalmente nas zonas rurais. Na zona norte do país, esta cultura tem sido produzida com a finalidade de suprir a dieta nutricional das crianças desnutridas, porém, a quantidade produzida pelos agricultores de pequena escala, não tem sido satisfactória para atender as necessidades de todos grupos vulneráveis a nível do distrito.

Nas condições agroecológicas do distrito de Cuamba, foram implementadas na forma de ensaio quatro variedade da cultura de soja, destacando-se a SOJA DOCE, OCEPARA 4, TMG 801 e BRSGO 7560. As três variedades adaptaram-se melhor em todos os tratamentos, excepto a Ocepara 4, que apresentou menor desenvolvimento e menor produtividade nas menores distâncias de plantação.

Actualmente, nas esferas rurais do distrito de Cuamba, os produtores de pequena escal e suas famílias, carecem de insumos (fertilizantes) agrícolas, para regenerar solos empobrecidos, técnicas agro – silvícolas e os seus rendimentos prevalecem em baixas quantidades. Portanto, está a falar-se de uma situação rural onde os determinantes de produtividade tais como o capital físico, o capital humano, o conhecimento tecnológico e o capital social são deficientes, isto é, não possuem o conhecimento científico e não tem acesso a tecnologias mais sofisticadas. Neste contexto, as mulheres são destacada como a maior força de trabalho nas zonas rurais.

Este artigo, visa difundir os resultados do trabalho de ensaio da cultura de soja, onde foram enquadradas as quatro variedades de soja, em quadro blocos, as distâncias de sementeira eram diferentes em cada bloco, todo o ensaio possuia dezasseis tratamentos.