Pode parecer óbvio que a maioria das companhias aéreas aumente o seu volume de passageiros nos meses de dezembro e janeiro, mas chegar a isso não é uma tarefa fácil segundo a maioria das empresas. Além de todas as promoções que são realizadas durante o fim e início do ano, a concorrência é também é pesada. Mas, de um balanço geral em 2013, muitas companhias aéreas podem comemorar seu desempenho (principalmente no final do ano).

Um bom exemplo desse crescimento no último ano, é a Delta Airlines, que além de ser a segunda maior companhia do mundo (dados de 2012) transportou no ano de 2013 mais de 164 milhões de passageiros para vários destinos nacionais, internacionais e teve um forte crescimento no mês de dezembro, transportando mais de 13 milhões de passageiros.

O aumento do fluxo de passageiros de boa parte das companhias está também relacionado com as passagens aereas promocionais que foram oferecidas no fim do ano de 2013, em decorrência das festas de fim de ano e do verão. Mas além disso, as companhias brasileiras praticam esse sistema de promoções durante todo o ano, seja alta temporada ou baixa temporada e os resultados vem sendo positivos nos últimos anos.

O crescimento do turismo no Brasil, seja ele para viagens nacionais ou internacionais, vem sendo refletido em números positivos e as companhias aéreas estão otimistas para o ano de 2014. Com a chegada da Copa e o medo por parte dos turistas com relação ao valor das passagens, cabe as companhias aéreas criarem estratégias e oferecerem passagens com bons preços para que esse crescimento continue forte em 2014, antes, durante e depois dos jogos.