Com o surgimento da máquina digital, em meados do ano 2000, a revelação de fotos acabou caindo em desuso. No lugar dela, surgiu a impressão digital de imagens, que tem muito mais qualidade, dependendo também dos megapixels da câmera, e permite imprimir fotos em banners e em tamanhos grandes.

Porém, acabamos perdendo o costume de montar álbuns com nossas fotos, arquivando-as sempre no computador. Isso impossibilitava-nos de mostrar nossas fotos para amigos e conhecidos, a não ser que um computador estivesse próximo.

Para suprir essa necessidade, surgiu a prática de montar scrapbooks, ou seja, álbuns personalizados de foto, em que a pessoa imprime suas imagens e cola nos álbuns, escrevendo legendas, colando adesivos e personalizando ao máximo o trabalho.

Recentemente, outro estilo de scrapbook vem fazendo sucesso: o fotolivro,também chamado defotobook. É bem parecido com o scrapbook, porém, no fotolivro não há necessidade de revelar ou imprimir as fotos. Nele, montamos o álbum online, diagramando conforme nosso gosto e mandamos imprimir o álbum já diagramado. É bem bacana e personalizável, permitindo cada pessoa criar um álbum sob medida, de acordo com seus gostos e necessidades.

O surgimento do fotolivro modificou também os tradicionais álbuns de casamento. Hoje, eles não são mais feitos como eram antes. Hoje são também fotolivros, diagramados pelo fotógrafo. A prática permite que as melhores fotos sejam valorizadas e que haja economia no número de páginas do álbum, já que dá para colocar diversas fotos em única página. Isso acaba economizando espaço e dinheiro.

Agora que você já conhece um pouco sobre fotobook e entendeu as vantagens de criar um álbum diferenciado para suas fotos, pesquise em sites especializados e comece a montar o seu!