COMO SER FELIZ SEM SER IRRESPONSÁVEL

Uma das coisas mais difíceis neste mundo é ser feliz. E isto porque o lugar onde habitamos não é um paraíso.

José Hernández, poeta argentino, em 1870 já dizia, num de seus versos, em seu livro ?Martin Fierro?: "Si este mundo es um infierno / Pa que afligirse el paisano?".

Outra figura que nos deixou algo a esse respeito foi o escritor argentino Jorge Luis Borges, ao afirmar, no fim da vida, que a sua maior culpa foi a de não ter conseguido ser feliz. E consoante a isto escreveu mais ou menos o seguinte:

"Se eu pudesse voltar a viver, eu seria mais ousado, mais inconseqüente, menos responsável; correria mais riscos; enfrentaria mais perigos; cometeria mais erros; andaria mais de pés descalços; cuidaria menos da minha saúde, etc., etc." (Para conhecer o texto completo, leia "Carta-Testamento" de Jorge Luis Borges).

Pareceria que José Hernández e Jorge Luis Borges, com tais escritos, nos induzem a um certo abandono ou irresponsabilidade perante a vida.

Porque é muito difícil viver indiferente às regras comportamentais e ao que acontece no mundo, ao nosso redor.

Alguns, no desespero, em busca de uma felicidade passageira a qualquer custo, simplesmente recorrem à transgressão da lei e das normas sociais, ao jogo de azar, ao furto, ao anestésico do álcool, ao estímulo do cigarro, ao vício das drogas, e acabam, ao contrário do que buscavam, trazendo para si a infelicidade e o inferno existencial.

Ser feliz não é isso, nem através disso.

Ser feliz não é não ter problemas nem ?levar vantagem em tudo?; não é querer ser mais esperto ou melhor do que os outros, passando alguém pra trás nos negócios, ou na fila, para lucrar com isso ou ser atendido em primeiro lugar.

Ser feliz também não é ter saúde, alguns privilégios e uma boa situação econômica.

Ser feliz é um permanente estado de alma.

E lamentavelmente, por falta de uma orientação espiritual, as pessoas precisam sofrer ou levar um susto, para aprender.

O que nos resta então fazer para ser felizes?

Para ser feliz, a não ser através da dor e do sofrimento, só existe um caminho:

Recolher-se em si mesmo, agradecer a Deus o que tem, e formular esta pergunta: "O que é necessário, Senhor, para que eu seja uma pessoa feliz?"

Se fizermos isto, a resposta vai aflorar e nos indicar o verdadeiro caminho da felicidade, que não nos torna ignorantes, nem escravos do vício, nem acomodados, nem arrogantes, nem egoístas, nem insensíveis, nem indiferentes, nem irresponsáveis.
Luciano Machado