As redes sociais estão cada vez se espalhando mais e aderindo mais adeptos, e com certeza chegaram para ficar. É uma nova forma das pessoas se relacionarem, e com isso, existem novas maneiras de se comportar. Ao entrar em uma rede social, dependendo de como ela funcionar, tudo o que usuário fizer será observado por outros usuários. E esses usuários são muitas vezes as pessoas que convivemos. Coelgas de trabalho, da faculdade, amigos, vizinhos, familiares. As redes sociais estão alcançando todos, portanto é muito importate saber como se comportar. No twitter, por exemplo, para conseguir seguidores, compartilhe ideias originais e criativas, mas não seja desagrádavel. Não se pergunte como conseguir seguidores se a sua conta não possue nenhum atrativo.

Muitos recrutadores hoje na hora de escolher um candidato, procuram o perfil online da pessoa nas redes sociais para avaliar o seu comportamento. É possível até que aspectos negativos nesses perfis sejam o suficiente para o recrutador escolher outro candidato, então tenha muito cuidado! Não vai ser algo isolado que poderá excluir um candidato, mas sim todo o conjunto da página, que fatalmente reflete o comportamento e a personalidade do candidato.

Em uma rede social cujo o foco é profissional, fale de coisas e de maneira profissional. Não fale de coisas pessoais e que não tenham ligação com o mundo profissional. Mas é também de extrema importância cuidar com o que é compartilhado nas redes sociais mais populares, sem nenhum foco específico. São essas as que vão revelar da melhor maneira a personalidade e o comportamento da pessoa. Se for compartilhar uma foto, certifique-se de que o seu conteúdo não será prejudicial para você mesmo. Mas isso se vale para qualquer coisa compartilhada. Procure compartilhar coisas que são do seu interesse, e mostre qual o seu perfil. Se você gosta de tênis, por exemplo, compartilhe notícias e curiosidades sobre o assunto. Tenha muito cuidado com a sua atividade nas redes sociais. Na hora de adicionar uma pessoa ao seu perfil, se apresente para ela antes e fale o motivo pelo qual você quer adicioná-la, caso não a conheça. Adicionar pessoas sem motivo nenhum, somente para fazer número, não vai ajudar em nada. Quando postar uma opinião, tome cuidado com o que vai falar. Não entre em discussões muito polêmicas e cuidado ao tomar posições muito radicais.

Sabendo se comportar nas redes sociais, ela pode se tornar algo positivo e que lhe ajudará em muitas situações. Mas pode ser também muito prejudicial, caso esses cuidados e outros mais não sejam tomados. Tome cuidado na hora de utilizar as redes sociais, e lembre-se que a sua atividade será vista por muitas pessoas.