Caso você tenha interesse em empreender por um negócio de franquia, é fundamental se encontrar opções de franquias baratas e acima de tudo lucrativas, tudo isto na verdade é um bom começo. Este é o certamente o sonho de todo o empreendedor, investir pouco e ter uma boa margem de lucro. Apesar disto é importante entender o que está realmente procurando.

Por isso, para falarmos de franquias baratas e lucrativas vamos definir a seguir algumas coisas.

O barato, significa de preço baixo

Podemos dizer que o que é barato para alguns pode para outros ser muito caro, é um termo relativo. Por isso se você deseja investir valores baixos, não tem problema, isto é possível e com qualidade.

Muitas vezes encontrar franquias baratas podem não ser o resultado que se espera no que diz respeito ao lucro, e ás vezes você emprega mais dinheiro em outro tipo de negócio mais caro e acaba se dando bem, por isso surgem tantas dúvidas.

Como eu posso descobrir se a minha franquia é lucrativa

Falando em dinheiro, a lucratividade é relacionada de forma direta com todos os lucros líquidos e ainda o total de vendas. Podemos dizer que a lucratividade é estabelecida por uma equação seguinte:

Lucratividade = Lucro Líquido / Receita total de vendas x 100

Com isto podemos ver um exemplo prático, vamos supor que você tenha comprado uma franquia de 50 mil, e está vendendo em torno de 30 mil por mês com um lucro líquido de 3 mil reais.

Analisando esta lucratividade, ela seria de 3 mil / 30 mil x 100 = 10%.

Atenção para as franquias baratas e rentáveis

O melhor indicador para se saber se uma franquia é rentável é procurar verificar todo o seu índice de rentabilidade, este leva em conta o valor que você acabou pagando para ter uma franquia, ou seja, um investimento total, o que é igual a taxa de franquia + o seu capital de giro + a sua instalação.

Com isto é estabelecida a seguinte fórmula

Rentabilidade = Lucro Líquido / Investimento total x 100

No exemplo citado acima temos 3 mil / 50 mil x 100 = 6% ao mês.