Formatar um HD significa reiniciar o dispositivo e eliminar todos os documentos salvos. Mas é possível recuperar arquivos de um HD formato ao contar com a ferramenta certa. Confira! 

Seja por uma falha no equipamento ou por uma exclusão indevida, ninguém está livre de passar pela situação de perder arquivos importantes, especialmente quando falamos de documentos salvos no disco rígido do computador. Mas você sabia que tem como recuperar arquivos de um HD formatado?

A solução é bem simples se você contar com uma ferramenta capaz de resgatar dados e permitir que esses arquivos sejam salvos em outra pasta. Para recuperar arquivos deletados do HD você precisa conhecer o software Recoverit.

Mas antes de falar sobre essa solução, é preciso entender o que acontece quando um HD é formatado.

O que é formatar o HD?

A formatação do Disco Rígido é um recurso utilizado para reiniciar as configurações originais de um HD. Se o HD fosse uma pilha de documentos impressos, seria como jogar no lixo todos esses papéis para deixar o espaço livre.

Normalmente, um HD é formatado por decisão do próprio usuário. Existem casos em que é preciso apagar dados do disco rígido para liberar espaço na máquina ou para que um novo sistema operacional possa ser instalado.

Porém, existem casos em que o HD é formatado por engano. Não faltam relatos na internet de que pessoas com pouca experiência, ou mesmo crianças, apertaram os botões errados e fizeram uma verdadeira limpeza em arquivos importantes.

Independentemente do seu caso, é possível recuperar arquivos do HD ao utilizar ferramentas tecnológicas. O processo pode levar alguns minutos, mas se você perdeu documentos importantes, essa é a melhor solução.

O que é preciso para recuperar arquivos do HD

Não é possível recuperar um HD formatado se você não contar com um software de qualidade. Entre os programas mais utilizados, o Wondershare Recoverit é bastante popular, por ter uma interface simples e intuitiva e conseguir reconhecer mais de mil formatos de arquivos, entre vídeos, áudios, fotos e arquivos do Office.

Na prática, basta que o usuário identifique a divisão formatada que gostaria de recuperar para que o Recoverit faça uma varredura pelo disco, buscando arquivos que foram apagados para restaurá-los.

Além do HD formatado, o Recoverit conta com recursos para analisar e resgatar dados de HDs externos, pen drives, drones e até arquivos de câmeras – algo que torna o programa extremamente funcional.

Como recuperar arquivos de HD formatado

O processo de recuperação de HD formatado no Recoverit é tão simples que pode ser resumido em apenas três passos.

Para começar, baixe e instale o software no seu computador. Depois, é só abrir o Recoverit e seguir as etapas abaixo para recuperar fotos, vídeos e outros documentos:

1. Após abrir o Recoverit, a tela do software vai indicar todos os dispositivos que estão conectados à máquina naquele momento. Selecione o disco rígido do seu computador e clique em Iniciar.

 Imagem: Recoverit

2. Nesse momento, a varredura do Recoverit começa e é importante saber que pode levar alguns minutos até o processo ser concluído, dependendo da quantidade de arquivos a serem recuperados.

Quando a verificação for concluída, você vai ver na tela uma lista com todos os arquivos que foram recuperados. Ao clicar em um item, é possível ver dados do documento, além de uma versão em miniatura. 

Imagem: Recoverit

3. Ao identificar algo que foi excluído e que você gostaria de resgatar, clique no botão “Recuperar” para que o Recoverit direcione uma cópia do documento para a pasta que você escolher. 

Imagem: Recoverit

Pronto! Agora é só repetir o processo, recuperando todos os arquivos ou somente aqueles que são do seu interesse.

Cuidados com o HD do computador

Por mais que o Recoverit seja um software completo, que permite recuperar os arquivos apagados do computador, é preciso ter cuidados com o seu HD para que essa situação seja evitada.

Afinal, por mais que a taxa de sucesso do Recoverit seja bem alta, dependendo do tempo em que o HD foi formatado e de outros fatores, a recuperação de todos os arquivos pode não ser realizada.

Alguns cuidados básicos com o seu HD são:

  • Evite expor o Disco Rígido à altas temperaturas e verifique se a ventoinha do computador é suficiente para resfriá-lo;

  • Nunca retire o HD do computador se você não tiver conhecimento no assunto. É melhor deixar a tarefa para um profissional;

  • Quando você quiser formatar o computador, procure apoio de um técnico, que poderá fazer um backup de todos os dados;

  • Evite ligar e desligar o seu computador várias vezes ao dia, preferindo colocá-lo em modo “Suspenso” quando não estiver em uso;

  • Mantenha o Recoverit instalado no computador, já que imprevistos acontecem e você não vai querer perder seus arquivos!