COMO PODEMOS VIVER EM HARMONIA?

Professor Mestre Ciro José Toaldo

 

Vivemos em dias agitados, penso ser muito oportuno meditar a respeito de como é possível ter harmonia, especialmente levando em consideração as criaturas que desejam o nosso bem. Nesta ‘selva de pedra’ em que nos submetedos, há quem torna a vida ‘amarga’, pois esquece da harmonia que deveria ser levada junto da caminhada desta existência. Infelizmente, este tipo de pessoa tem seu foco no próprio ‘umbigo’, não conseguindo ver ‘um palmo em frente de seu nariz, tornam-se mesquinhas e, chegam ao ridículo de debochar do debochar do sofrimento alheio.

Na contramão destes egoístas, encontra-se quem deseja viver o lado bom, aprendendo a respeitar o seu semelhante, de modo particular, os mais simples e humildes que ensiam onde se ecnontra a plena alegria! Quando passarmos a entender que a vida harmônica proporciona a possibilidade do sonhar e do sentir-se útil, tornamos mais eficaz nosso viver e somos gratos à Deus!

Viver na harmonia não é ser ambicioso, mas, buscar e compremeter-se com o bem. Nesta dimensão penso na importância dos bons e leais amigos, eles são como luz que irradia o nosso caminho. Os amigos verdadeiros permanecem, seja os de ontem, de hoje ou os que se tornaram eternos, estes tornaram-se estrelas para iluminar nosso caminho. Lembrando que amigo é como uma pérola, pois, além de não serem muitos, levam-nos acreditar sempre na vida.

Assim sendo, a harmonia do viver não se encontra em acumular bens materiais, na fortuna, no dinheiro, riqueza ou prosperidade, isto até pode ajudar, mas tratando-se de felicidade, vale a essência, o coração, o sentimento, a lágrima perdida, não pelo que se perde, mas pela felicidade sentida!

Caso deseje viver em harmonia e preparar-se para a felicidade, comece, ao acordar, olhar para o espelho e goste do que vê refletido. Cultive o amor em seu coração, não cultive o ódio, o rancor. Siga uma religião. Acredite no Criador que tudo nos deu de forma gratuita.

A harmonia nos leva a cultivar as coisas  simples, como um piquenique com a família, uma volta de bicicleta, uma caminhada, o encanto ao observar a beleza de uma flor ou de uma árvore e nesta simplicidade sentir a imensa alegria em viver.  

Sinta-se especial todo o dia, acredite na existência de pessoas bondosas desejosas em praticar o bem. Lembre daquela frase: “a vida é maravilhosa para quem sabe viver”, ela continua muito atual e se constitui numa grande verdade. A questão é que deixamos de sentir a maravilha do viver em cada dia, desde o amanhecer ao anoitecer, pois, tudo virou rotina e monotonia, nada ganha sentido, estas sombras estão ofuscando a irradiação do bem de cada dia, e os problemas, preocupações e dissabores da existência tornaram-se a mola propulsonara de tudo.

Que a harmonia possa ser estar presente em nosso viver! Que Deus em sua infinita misericórdia nos proporcione a felicidade de cada dia para desfrutar os sabores da existência pautada na harmonia, na simplicidade e na humildade.

Pense nisto e até o próximo! Deus abençoe à todos!