Como obter sucesso na profissão Bombeiro Profissional Civil em oito conselhos práticos

1 – Pesquise e escolha um bom curso

Um curso bom de Bombeiro Civil, não é aquele que amplifica incapacidades (humilhações e chocarrices), mas aquele que fomenta uma formação integral do aluno com o universo em que este irá atuar.

Não é um curso que imite uma formação alheia ao objeto final a ser produzido, ou seja, um profissional civil deve contar com uma formação que minimamente represente a cara da profissão e seu ciclo de ação.

Um curso de bombeiro civil, além de seguir as normas vigentes da legislação pertinente em cada estado e a normatização em vigor, precisa de corpo docente qualificado, com vivência real na área de bombeiros civis, não só como discurso, mas como regra e prática.

Dizemos que será muito menos estressante e mais proveitoso, uma formação arraigada e nutrida com os reais valores da profissão, os quais são de suma importância para o sucesso no trabalho.

2 - Entender e reconhecer sua identidade própria

Natureza Privada/Municipal/Misto/Voluntario e etc.

Muitos profissionais ainda não sabem o que são de verdade. Se o produto de uma instrução deficiente disfarçada de altamente competente ou mais um robô do sistema.

È preciso que a principio o profissional conheça e estabeleça seu real motivo em se tornar bombeiro civil.

Atualmente no Brasil temos ao menos cinco macro tipos de bombeiros, sendo eles: o militar, o municipal, o voluntario, o civil e o misto. A qual deles você pertence e qual a sua motivação para dele fazer parte? Quais são suas atuais expectativas para sua estadia nesta profissão e como a encara de verdade?

São algumas pequenas perguntas que precisam ser respondidas, antes de iniciar a caminhada. Lembre-se, não crie expectativas sob a honra das outras profissões se você não aprendeu a honrar a sua.

O bombeiro civil bem formado e bem capacitado é na atualidade um profissional técnico de altíssimo nível, não perdendo em nada para qualquer outro tipo de profissional congênere, gozando do mais alto respeito.

3 - Conhecer a profissão integralmente e sua historia

“Quem não conhece sua historia, renega sua própria existência”

Embora esta frase seja um clichê em um dos meus livros sobre bombeiros civis no Brasil, ela indica que para ser profissional bem sucedido é preciso conhecer sua historia, seu legado, sua memória e sua evolução sistêmica.

Reconhecer-se em meio a multidão, te ajuda a saber porque as coisas são da forma que são e como poderão ser modificadas ou não, minimizando frustrações e amplificando oportunidades e possibilidades.

Este exercício também ajuda na autovalorização e na valorização dos que ajudaram a construir a profissão, preservando imaculado o próprio nome, atualmente objeto de questionamento pelos menos favorecidos e menos providos de inteligência racional. 

4 - É preciso ter mente, coração e ações de bombeiro

A profissão tem especificidades que são apenas dela e por ela desenvolvidos. É preciso ser um ser humano melhor ou ao menos em processo de melhoria continua para ser bombeiro de qualquer natureza.

Limitar-se ao obvio, ao que se manda fazer ou as desculpas produzidas pelo pensamento limitante não o ajudarão a permanecer na profissão. Salvo se o seu gestor, líder ou chefe, for tão míope como você.

5 - Estar preparado e disposto a realidade de um mercado multifacetado e desafiador.

Cada lugar é um lugar. Cada regra e procedimento se aplicam a cada tipo de cenário e não a todos os lugares. Cada empresa ou instituição tem uma cultura organizacional que lhe é própria e peculiar, conheça a de sua empresa ou posto de trabalho e colabore na sua disseminação e promoção.

Há normas que funcionam muito bem em alguns lugares, já em outros se esbarram na cultura organizacional ou na miopia institucional.

6 - O constante aprendizado e a dedicação devem ser constantes

O melhor profissional é aquele que sabe que não sabe, pois sempre buscará aprender e empreender em sua formação o mais completa possível. Ele sai dos limites do óbvio, para os mais altos patamares da excelência profissional, sem, contudo ser invasivo ou de má fé.

7 - O Bombeiro civil tem em seu DNA liderança servidora e capacidade agregadora

Sabe que está ali para servir e não ser servido, articulando-se com todos, para o alcance do sucesso de sua missão profissional. O bombeiro civil é um articulador, no qual seu poder de articulação pode ou não garantir os objetivos de sua existência em uma organização.

8 - O bombeiro percebe detalhes

Isto é adquirido com o passar do tempo (vivencia e experiências), além de claro, permitir-se errar, questionar e entender. Estar apto a cavar sem ser incisivo, buscar nas entrelinhas sem ser mal educado, estar pronto ao serviço sem criar barreiras, sugerir sem se tornar “dono” da verdade.