Ter um negócio bem sucedido requer dedicação e saber superar desafios, mas isso não significa que seja tão difícil a ponto de não valer a pena. Pelo contrário, micro e pequenas empresas têm encontrado alternativas eficientes e econômicas para elevar o patamar de seus negócios.

Tudo começa com o avanço das comunicações e da tecnologia, que permitiu que pequenos e grandes empreendimentos tivessem a chance de ter a mesma oportunidade, coisa que antes não era possível. Parece estranho, mas é possível com o Marketing Digital

Ao navegar nos perfis de marcas e lojas de diferentes nichos, você já deve ter notado o quão favorável se tornou o ambiente online para encontrar e se comunicar com clientes e pessoas interessadas em uma marca. Mas, afinal, como isso é possível? Como uma micro empresa pode usar os mesmos recursos de uma grande empresa?

Quer saber como o marketing digital pode ajudar um pequeno negócio a alavancar? Confira neste artigo os principais aspectos sobre os quais sua empresa pode se beneficiar dessas estratégias.

Marketing tradicional X marketing digital

Antes de conhecer algumas das principais vantagens do Marketing Digital, é interessante saber como ele funciona na prática e qual a sua diferença em relação ao marketing tradicional.

Podemos tomar como exemplo o marketing médico. Antes da internet ou até uns 15 anos atrás, o marketing para clínicas e hospitais era feito pelos meios tradicionais, como rádio, televisão e jornal. Se alguém quisesse marcar uma consulta ou exame em uma especialidade, a melhor forma era através de indicação, o famoso “boca a boca”.

Hoje, a realidade é completamente diferente. Claro, ainda existe muita gente que pede indicação e isso não vai parar de existir, mas, a prática mudou muito. É muito comum que as pessoas procurem em sites de busca ou nas redes sociais sobre o que desejam, neste caso, encontrar um médico ou profissional da área de saúde.

O exemplo acima mostra bem como o Marketing Digital funciona: os clientes vão em busca de uma marca e as estratégias são criadas para intensificar essa procura. 

O que essas estratégias podem fazer para ajudar uma pequena empresa? É o que vamos descobrir agora!

Atração e fidelização de clientes

Uma palavra define o processo: estratégia. Atrair novos clientes e fidelizar antigos não é tão difícil quanto parece. Usando as técnicas corretas, é possível que uma micro ou pequena empresa atraia novos parceiros ou clientes da mesma maneira que uma grande. Sim, tudo o que é necessário é ter os meios corretos para isso. 

O investimento na atração e fidelização de clientes pode ser de várias formas: conteúdo nas redes sociais, blogs e outros materiais e, claro, anúncios.

As mídias sociais são grandes aliadas quando o assunto é fidelização, assim como os blogs, por isso, não adianta ter apenas um perfil em todas as redes, é preciso saber como fazer.

Conhecer o seu público e criar conteúdo relevante para ele

Seja qual for o negócio, uma loja de joias ou um food truck, conhecer o seu público é essencial para segmentar e proporcionar a melhor experiência na produção de conteúdo.

As estratégias de marketing digital começam quando fazem o cliente buscar as marcas e consumirem seus conteúdos, compartilhando e interagindo de outras formas. 

Conhecer o público é essencial para entender como ele se comporta na internet e o que ele quer ver da marca, isso permite que se crie campanhas mais efetivas, seja organicamente ou de modo pago (isto é, através dos anúncios).

O marketing digital é capaz de ajudar empresas de pequeno porte a conhecerem a sua audiência e isso será muito importante para todas as outras estratégias.

Aumentar a credibilidade da marca

Quem não deseja ter sua marca consolidada e com autoridade no seu nicho? O marketing digital para empresas é uma maneira de permitir que um negócio seja uma marca de referência para consumidores e, claro, para parceiros e outras pessoas importantes no processo, como influenciadores digitais.

Essas são algumas das inúmeras vantagens que o marketing digital pode trazer para micro e pequenas empresas. Se você deseja alavancar a sua marca, comece apostando em conhecimento e, também, na contratação de profissionais especializados.