Conforme a tecnologia muda no setor da saúde, a divulgação também deve acompanhar estas mudanças. Durante o período de isolamento social muitos precisaram fechar seu consultório ou deixar de atender pacientes fisicamente. Com isso, surgiu uma nova possibilidade de atendimento: a telemedicina.

Para muitas especialidades da área médica isso significou uma possibilidade de continuar trabalhando, mesmo com todos os impasses do mercado atual. Mas essa chance de retomar as atividades ainda depende da procura dos próprios pacientes. Então, é preciso divulgar esses serviços para conseguir aumentar o número de pacientes em seu consultório ou clínica. E o marketing digital médico é a melhor solução para essa questão.

Em tempos normais ele já é um poderoso aliado para construir a autoridade do profissional e trazer novos pacientes ao consultório, bem como para ampliar a demanda por procedimentos. Atualmente, é a melhor ferramenta para conseguir aumentar o alcance de serviços online.

Quer entender como começar a divulgar trabalhos de telemedicina usando o marketing digital? Trouxemos algumas informações a respeito da prática e um passo a passo simples que pode ser seguido no processo.

Por que o marketing digital médico é tão necessário

A tecnologia trouxe diversas novidades para o meio médico, mais recentemente, o atendimento por telemedicina, liberado durante a pandemia. Uma ferramenta que permite que profissionais da saúde gerem receita, mesmo sem atender pacientes pessoalmente. Mas seu paciente precisa saber que você está atendendo por essa forma.

O trabalho de divulgação de novas ferramentas e possibilidades da medicina continua sendo necessário. Boa parte do público sequer conhece a possibilidade de ser atendido digitalmente por teleconsulta. Se ele soubesse, já estaria com pressa para marcar seu atendimento e cuidar da saúde mesmo em tempos de isolamento social.

O marketing digital é a resposta para todos esses problemas. Médicos que começaram a trabalhar com telemedicina conseguem utilizá-lo para captar novos pacientes. Isso significa que médicos devem abrir mão do marketing tradicional? Não exatamente. Folders, painís digitais e outras técnicas off-line ainda podem trazer resultados. Contudo, são muito incertos e, em tempos de isolamento social, nem sempre atingem o público que o médico precisa.

As comunicações digitais estão em amplo crescimento e chegou o momento de aproveitar isso para a medicina. As redes sociais influenciam, inclusive, em decisões tomadas na área da saúde. De acordo com ela, 40% das pessoas leem posts e artigos nas redes antes de tomar uma decisão.

Enquanto um possível cliente pesquisa online ele pode ser atingido por sua estratégia de marketing digital. Se você estava se perguntando como fazer isso fique tranquilo, trouxemos um passo a passo com tudo que você precisa saber para começar a usá-lo.

Passo a passo para aplicar marketing digital para consultórios ou clínicas

Mesmo com todas as mudanças que o mundo vem sofrendo podemos afirmar algo: as pessoas estão passando cada vez mais tempo em casa. E esse tempo em casa muitas vezes se transforma em horas e horas nas redes sociais, serviços de streaming ou canais de vídeo. Jornais e revistas simplesmente não têm o mesmo alcance de antes. A melhor forma de trazer visibilidade e convertê-la em atendimento online é usando o marketing digital.

A consultoria Kantar realizou uma pesquisa nesse período de isolamento para identificar se as redes sociais realmente estavam crescendo. Ela mostrou que Instagram, Facebook e Whatsapp tiveram um aumento no uso de 40% somente entre os dias 14 e 24 de março. As políticas de isolamento social permaneceram depois do período da pesquisa. Portanto, a tendência é que o uso de meios de comunicação digital como esses só continue a crescer.

A internet transformou-se em uma enorme válvula de escape para a maior parte das pessoas. É o lugar para ir quando alguém quer matar a saudade de parentes e amigos que não podem visitar. Também é onde conseguimos informações, notícias e novidades. A necessidade por manter-se atualizado nos meios digitais cria a oportunidade perfeita para quem deseja destacar-se, como você verá nessas dicas de marketing digital para aumentar a busca por atendimentos por telemedicina.

1. Utilize as redes sociais para divulgar conteúdo

As redes sociais são mais que somente um lugar para ver posts engraçados e publicar fotos da família. Quando usadas de forma profissional ajudam a atrair novos pacientes para o atendimento por telemedicina.

Muitos pensam que as redes têm se tornado um local somente para entretenimento. Portanto, não seria tão interessante investir nelas. No entanto, as redes sociais são uma fonte de informação importante para boa parte da população.

Existem pessoas que até confiam mais em dicas e receitas de saúde divulgadas nesses meios de comunicação do que no que é dito por médicos em mídias tradicionais. Utilizá-las ajuda a garantir destaque para seu negócio e proximidade com o consumidor.

Os posts para redes sociais devem ser leves, fáceis de entender e breves. Textos excessivamente longos não chamam a atenção e podem ser ignorados. Algumas redes, como o Instagram, priorizam conteúdo visual. Portanto, sua comunicação deve ser precisa e assertiva para realmente ser notada e fazer a diferença na vida do público.  

Está em dúvida sobre o que incluir em seus posts? Tente relembrar dúvidas comuns que você costuma encontrar no consultório. Inclua posts que deixariam a vida do possível pacientes melhor ou que os ajude a tomar decisões corretas. Tudo isso prova a qualidade de seu serviço, especialmente se estiver combinado com um bom layout dos posts.

2. Faça anúncios digitais

Existe mais uma ferramenta que ajuda o médico a ser encontrado online: anúncios em redes sociais e ferramentas de busca. As redes estão sobrecarregadas de conteúdo e muitos deles possuem baixo alcance orgânico. Ou seja, são entregues a um pequeno número de pessoas pelo algoritmo. No entanto, é possível “burlar” isso usando anúncios digitais e o investimento correto.

O período de isolamento social foi um momento de baixa em negócios para muitos, sejam eles da área médica ou não. Assim, alguns deixaram de investir em anúncios considerando-os irrelevantes. Mas quem agora consegue trabalhar com telemedicina não está desperdiçando esse investimento. Pelo contrário, essas ferramentas ajudam ainda mais a conseguir novos pacientes.

Ao utilizar esses anúncios é possível conseguir novos pacientes e também aumentar a relevância do seu negócio. O público está recebendo uma quantidade enorme de informações sobre a área da saúde, muitas vezes de fontes não confiáveis. E ser impactado por um anúncio de um profissional confiável ajuda bastante.

Um anúncio pode iniciar um relacionamento entre as partes e fazê-lo durar até o agendamento de uma consulta. Não importa se você está trabalhando com o perfil de uma clínica ou com seu próprio perfil profissional, esse investimento é essencial.

3. Tenha um site eficiente

Sua clínica já possui um site próprio e profissional? Caso ainda não tenha, corra para garantir um. Através de uma boa página da web fica mais fácil de ser encontrado por ferramentas de busca. Ou seja, quando alguém pesquisar no Google “atendimento médico online” na sua cidade você pode estar lá.

O ideal é que o site seja otimizado para ferramentas de busca usando uma técnica chamada de SEO (search engine optimization), que é uma forma de preparar o seu site (principalmente o conteúdo deste) para que seja encontrado na primeira página da buscas mais relevantes para o seu segmento de atuação ao longo do tempo. Além disso, ele também deve ser responsivo para dispositivos mobile e ser alimentado com conteúdo de qualidade.

O site também precisa ter boa velocidade, pois o público digital é apressado e raramente espera que o site carregue por mais de alguns segundos. Quando isso acontece é comum que o cliente perca a confiança, podendo até ir para um site concorrente. Ocorre também que um site rápido obtém melhor pontuação dos buscadores, que acabam privilegiando-o na hora de apresentar os resultados de uma busca.

Quer saber se o seu site é eficiente para divulgar o atendimento por telemedicina? Veja se ele tem todos os itens abaixo:

  • Possui otimização SEO;
  • Tem um blog, com publicações frequentes;
  • É otimizado para smartphones e tablets;
  • Possui boa velocidade de carregamento;
  • Tem todas as páginas funcionando e sem links quebrados;
  • Inclui informações claras sobre serviços e consultas (inclusive online).

Não tente criar um site sozinho usando ferramentas gratuitas que podem prejudicar seu desempenho. Caso sinta necessidade, contrate profissionais para elaborá-lo. Essa ferramenta pode definir que um paciente entrará em contato para agendar uma consulta por telemedicina ou não.

4. Faça blog posts

Seu site possui uma área de blog que recebeu uma postagem na estreia e nunca mais foi usada? Temos uma notícia: ela poderia fazer parte de sua estratégia de marketing digital e trazer excelentes resultados.

Blog posts ajudam a aumentar o alcance e relevância do site para resultados orgânicos em ferramentas de busca. Quando bem otimizados, eles são decisivos para ter um bom SEO e ajudam a posicioná-lo em uma quantidade maior de palavras-chave, que é como são chamados os termos pelos quais as pessoas buscam por um assunto na internet.

As ferramentas de busca trabalham de uma forma bastante peculiar para garantir que o usuário recebe os resultados mais relevantes. A busca por uma palavra, como “clínica de psicologia Campinas” gera uma série de resultados. Aqueles que ficam nos primeiros lugares são os considerados como mais relevantes para aquele usuário.

Para fazer isso, a ferramenta de busca utiliza dezenas de critérios de posicionamento. Em segundos eles determinam quais, dentre as milhares de possibilidades, devem estar presentes naquela busca. Entre os critérios estão qualidade do site, localização do usuário e palavras-chave relacionadas.

O uso de blog posts é ótimo para aumentar a quantidade de palavras relevantes para pesquisas orgânicas. Eles ainda oferecem um conteúdo que pode ser essencial para o usuário que fez a pesquisa. Caso fique entre os primeiros resultados, a chance de receber um clique e fazer com que um novo usuário conheça você ou o seu negócio é alta.

Utilizando os blog posts seu negócio consegue ser encontrado com maior frequência usando a internet. Com o conteúdo de qualidade desenvolvido seu possível cliente começa a criar confiança e também recebe ajuda para tomar decisões relacionadas à saúde.

Comece a divulgar seus serviços com o marketing digital

Percebeu como as ferramentas de marketing digital ajudam a divulgar os serviços de telemedicina? Não considere o momento atual como tempo desperdiçado. Está na hora de colocar a mão na massa e começar a trabalhar seu marketing com redes sociais, site e anúncios.

A era digital veio para ficar. Por isso, garanto que seus possíveis clientes não deixarão de usar as redes para se informar. Quem conseguir aprender a se comunicar pela internet agora tem sucesso garantido mais tarde.

Edgar Cardoso é publicitário, diretor da E-clínica Marketing Digital.

Graduado em marketing pela ESPM-SP e pós-graduado pela FGV.