Resumo: Este artigo aspira expor as adversidades causadas por consequência da busca doentia para alcançar o “padrão de beleza”. Partindo do princípio, onde o conceito de beleza surgiu e como muda ao longo da história. Decorrendo a intensificação do assunto e a forma ditatorial que é tratado atualmente, e como os padrões foram estabelecidos pela indústria de consumo e os meios de comunicação. Gerando na sociedade um sentimento de exclusão. Destacar a importância de romper com o único molde de beleza e notificar sobre as consequências causadas pela obsessiva busca da perfeição são possibilidades da desconstrução dos modelos e soluções para a inclusão de novos ideais, através do marketing e mídias sociais. Palavras-Chave: Desconstrução, Mídia, Padrão de beleza, Marketing, inclusivo.


Introdução 

Ao longo da história a propaganda, o marketing e as indústrias de entretenimento tem conseguido o poder de moldar e estruturar conceitos e padrões, uma vez que estas exercem um alcance geral na sociedade. Com isso, deve-se considerar que a partir do momento em que se encontra tal poder, o cuidado no que será apresentado deve ser de extrema importância. Através do tempo os padrões de beleza foram absorvidos por toda a sociedade, a exemplo disso construiu-se um ideal daquilo que realmente seria “belo”, excluindo dessa forma, pessoas que não se encaixavam naqueles paradigmas, tornando as novas gerações cada vez mais dependentes dos espelhos e da estética, a ponto de verem prejudicadas suas saúdes físicas e mentais. Deste modo o tema do presente artigo define-se: Como o Marketing atua na desconstrução dos padrões de beleza. O artigo traz como problema, à população atual que se vê no papel de romper esses padrões, trazendo para a mídia e o meio social novos ideais de beleza inclusivos, no qual todo ser humano possa se ver representado. O objetivo do artigo inclui de forma geral, uma representação do corpo humano em suas várias nuances e individualidades, diminuindo a padronização e aumentando a diversidade. Reduzir os casos de distúrbios alimentares, procedimentos cirúrgicos e problemas psicológicos causados na tentativa do ser humano em atingir os padrões de beleza. Iniciativas de marketing sociais e privadas a ideais com maior diversidade e inclusão, são os resultados pretendidos com o estudo do artigo. 1 A História da Beleza


Desde os tempos antigos, o culto a beleza faz parte da cultura de diferentes sociedades. Cada época e lugar definem o que é considerado belo. Com o passar da história, vemos que o conceito muda de acordo com o contexto histórico e até a cultura que estão inseridos. Existem muitos relatos em que os povos primitivos usavam substancias que lembrava maquiagem, para o


próprio embelezamento, trazendo assim uma certa preocupação com a aparência desde sempre. Os antigos Hebreus usavam muitas técnicas para cuidar da pele. Em razão de sua natureza nômade, eles adotavam muitas técnicas de outras culturas. (D'ANGELO, LOTZ, & DEITZ, 2011, p. 5) O modelo de beleza ideal para os gregos vinha do corpo escultural, para que fossem fortes atletas e soldados. Na Idade Média o conceito do "belo" estava relacionado ao lado divino, espiritual. Vestimentas longas para esconder os corpos, imperfeições físicas eram comparadas as da alma, para as mulheres serem consideradas belas, deviam seguir a figura de Maria. Nos anos 20 mulheres belas tinham que ter corpos cilíndricos: cintura, seios e quadris com as mesmas medidas, muitas vezes usavam vestidos para esconder as curvas. Já no fim dos anos 80 e início dos anos 90, as mulheres que ditaram moda, revelaram suas curvas e seus seio avantajados, passando uma imagem mais poderosa das mulheres. Atualmente a beleza é singular aos olhos de quem vê, o belo é um termo mutável, cada pessoa entende como beleza a sua maneira.


1.1 A Construção dos Padrões de Beleza Na Mídia Os assuntos relacionados a beleza, são conteúdos midiáticos, desde os anos de 1980. Foi quando a mídia começou a destacar a importância de aprimorar a estética e a forma física.


O poder de persuasão que a mídia e seus veículos possuem é imensurável e inegável. Mesmo não sendo notado por muitos, é capaz de revolucionar uma sociedade inteira a partir do momento a que é imposta uma forma "modelo" de ser, fazendo com que os indivíduos que não se encaixam nesse perfil, não se sintam aceitos pelo grupo. (OLIVEIRA, 2015, p. 1)


Resultado de uma mídia capitalista que sobrecarrega a sociedade de informações, desencadeando um consumismo descontrolado. 2 A Problemática dos Padrões de Beleza A baixa autoestima e insatisfação corporal, pode submeter esse público, a situações desagradáveis e dolorosas. Muitas consequências danosas na saúde psicológica e física, podendo ser em alguns casos irreversíveis.


Anorexia e bulimia têm sido alguns dos temas mais debatidos da atualidade. O fato de garotas e mulheres estarem na busca inalcançável do corpo perfeito assusta pais e familiares, pois até modelos se submetem a isso. Assim, muitos estudiosos chegaram à conclusão do que a baixa autoestima dessas garotas é fruto do padrão imposto pela mídia e sociedade. (BITTENCOURT, 201, p. 1)


Distúrbios alimentares, injeção de anabolizantes, intervenções cirúrgicas, são comuns atualmente, assim como a baixa autoestima, ansiedade e a depressão. Os procedimentos cirúrgicos, tem se tornado ainda mais frequente. Algumas pessoas optam por dietas extrema, diversos tipos de remédio e produtos, que tem a função de eliminas as “imperfeiçoes do corpo”. 2.1 A Quebra de Paradigmas Através do Marketing


Segundo o sociólogo alemão Adorno, a mídia é manipuladora de massas e a cultura por esta difundida impede a formação de indivíduos autônomos. Assim, podemos perceber que os padrões de beleza estabelecidos a partir dos meios de comunicação são rapidamente absorvidos pela sociedade e leva a população ao desígnio de alcançá-los,


ocasionando prejuízos físicos e psicológicos., levando a população a uma busca incessante por esses padrões, ocasionando assim, problemas físicos e psicológicos. (Araújo, 2015)


É perceptível que a indústria da moda e da beleza está contribuindo para a deterioração das pessoas. O marketing entra nas questões de desconstrução desses paradigmas, mostrando a sociedade novos ideais de beleza individual, rompendo esse arquétipo de beleza única e promovendo a diversidade, transmitindo também valores mais importantes que estão a cima da beleza, tais como, respeito, amizade, diversidade, ética, amor entre outros.


3. Construção De Novos Ideais Inclusivos Reduzindo A padronização Do Indivíduo Através do Marketing


Mulheres reais e nenhum retoque de imagem. Com essa promessa, a marca americana Aerie, concorrente de gigantes como a Victoria’s Secret, conquistou atenção e admiração mundial no começo deste ano. Entre as mudanças anunciadas para o lançamento de sua coleção Primavera/Verão, a marca justificou-se: “Achamos que é hora de ser real e pensar real. Queremos que todas as garotas se sintam bem sobre si mesmas e sua imagem, por dentro e por fora. (PORTUGAL, 2014, p. 1)


O público está pedindo uma nova abordagem capaz de transmitir essa representatividade, no mercado mundial essas mudanças já se apresentam como campanhas e estratégias de marketing. Como exemplo o caso de campanhas; “100% sem retoques” criada pela Trilogy uma marca de cosméticos australiana que resolveu banir o Photoshop e o tratamento de imagem de suas campanhas Outra situação foi uma ação de marketing, criada pela prefeitura de Nova York, voltada para meninas entre 7 e 12 anos e tinha o objetivo de promover a autoestima das pré-adolescentes., imagens nos metrôs e ônibus mostraram garotas de etnias, cabelos, pesos e estilos diferentes ao lado da frase “Eu sou uma garota, e sou bonita do meu jeito” . Conclusão É possível a redução desses problemas, utilizando os mais diversos meios de comunicação, implementando um processo reverso, alterando a concepção das pessoas, introduzindo novos ideias de beleza, em que as pessoas se sintam representadas. Algumas marcas já incluem como estratégias de marketing, em suas publicidades, pessoa com as mais variadas características, mostrando a forma mais real do ser humano. Essas estratégias, buscam expor a importância da mudança de comportamento, resultando na valorização da beleza natural do indivíduo.


Referências Bittencourt, C. (10 de 11 de 2011). O padrão de beleza e suas consequências. Fonte:


Programa Xeque-Mate.: http://programaxequemate.blogspot.com/2011/05/o-padrao-de-beleza-e- suas-consequencias.html


Oliveira, J. (08 de 11 de 2015). Padrão de beleza imposto pela mídia: um problema social


ou pessoal? Fonte: Projeto Redação: https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/o-que-e- uma-familia/padrao-de-beleza-imposto-pela-midia-um-problema-social-ou- pessoal/1952.acesso%20em:18


Portugal, M. (08 de 2018 de 2014). 10 campanhas que questionam o padrão de beleza


feminino. Fonte: Exames: https://exame.abril.com.br/marketing/10-campanhas-que-questionam- os-padroes-de-beleza-femininos/


Araújo, I. (21 de 11 de 2015). A necessária quebra paradigmática nos padrões estéticos.


Fonte: Projeto Redação: https://projetoredacao.com.br/temas-de-redacao/padrao-de-beleza-e- sociedade/a-necessaria-quebra-paradigmatica-nos-padroes-esteticos/1592


D'ANGELO, J. M., LOTZ, S., & DEITZ, S. (2011). Em D. Sallie , J. Halal, J. M. D'Angelo, J. Gerson, S. Lotz, & C. M. Frangie, Fundamentos da Estética (p. 5). Milady's Standart.