Assim como qualquer profissão e/ou negócio, o escritório de advocacia possui despesas, necessita de investimentos, e desta maneira, precisa de organização e atenção a respeito de sua situação financeira, especialmente, na reta final do ano. Por isso, para que o seu escritório construa uma história bem sucedida, é essencial que se tenha muita atenção com a reputação de seu empreendimento, o controle dos gastos e o destino adequado dos investimentos.

Sendo assim, é comum que os responsáveis pelo negócio realizem no fim de cada ano um tipo de avaliação para corrigir as falhas, maximizar os acertos e encontrar meios de aumentar a rentabilidade nos próximos meses. Confira a seguir alguns itens fundamentais para a sua análise de fim de ano:

1 – Gestão financeira do seu escritório de advocacia

A situação financeira de seu escritório de advocacia é algo que não pode ser deixado de lado em nenhum momento, já que é vital para a concretização de uma administração de ganhos e perdas adequada. Desta maneira, é fundamental que haja um profissional de confiança para cuidar da gestão das finanças do escritório, também para procurar por alternativas para diminuir os custos fixos e avaliar os investimentos.

2 – Gerenciar os lucros do empreendimento

Ficar atento ao crescimento dos lucros e selecionar quais são os principais responsáveis pelo aumento da arrecadação do escritório é uma ótima forma para equilibrar as táticas de fidelização e captação de novos clientes. Além disso, a verificação do valor de lucro que se refere aos gastos fixos é uma ótima maneira de encontrar os gastos que podem ser diminuídos ou cortados completamente.

3 – Criação de um plano de ação

Criar um plano de ação que ofereça vários elementos do andamento do escritório de advocacia é uma maneira satisfatória de evitar despesas, elevar a produtividade dos funcionários e aumentar os benefícios. Vale frisar que o uso das normas simples que diminuam as contas do seu empreendimento, como a contratação de correspondentes jurídicos e a redução das despesas de translado de profissionais para a realização de casos em outras localidades.

Além disso, a separação da equipe de trabalho por meio de atividades e setor de atuação assegura uma especialização de qualidade e mais empenho dos colaboradores na realização das tarefas.

4 – Utilização da tecnologia

O uso de um programa de gestão assegura muitas vantagens para o dia a dia do seu escritório de advocacia, como, por exemplo: agilidade, eficiência e dinamismo. Desta forma, um mecanismo que auxilia no acompanhamento das publicações realizadas pelos mais variados diários dos vários tribunais do Brasil facilita o trabalho de seus funcionários e garante um atendimento mais apropriado aos seus respectivos clientes.

Vale lembrar que softwares que asseguram o armazenamento rápido, a localização e de informações e casos por tema e nome dos clientes também rendem grandes benefícios para o desempenho profissional e tem como efeito natural o crescimento da rentabilidade do seu escritório de advocacia. Enfim, a tecnologia não deve ser encarada como uma despesa extra, mas, como um investimento para modernizar, acelerar e melhorar o atendimento do escritório de advocacia.

Leia mais textos como este no Jurídico Correspondentes.