COMO MONTAR UM PROJETO DE PESQUISA

PROFESSOR Me. CIRO TOALDO

 

A produção cientifica não é fácil, requer planejamento, reflexão, foco e condução na elaboração do que se chama projeto de pesquisa. Este projeto é um documento que irá descrever o seu plano de pesquisa, os procedimentos deste processo investigativo que será realizado.

Os acadêmicos que cursam a graduação, os mesmo que busca uma pós-graduação precisam elaborar o seu Trabalho de Conclusão de Curso - TCC no final de seu curso, entretanto, antes deverá ser apresentado o Projeto de Pesquisa.

Esse projeto pode apresentar dificuldade para quem é iniciante na pesquisa científica, pois para realizar uma pesquisa é necessário roteiro, método e planejamento. Este projeto precisa ser considerado como algo seu, ou seja, uma obra de criatividade, que nasce de sua intuição como quem deseja esboçar-se na pesquisa, com originalidade,. As fases do método podem ser vistas como indicadoras de um caminho, dando, porém, a cada um a oportunidade de manifestar sua iniciativa e seu modo próprio de expressar-se. Embora enfatizando o valor da criatividade, convém lembrar que a pesquisa científica não pode ser fruto apenas da espontaneidade e intuição do indivíduo, mas exige submissão tantos aos procedimentos dos métodos como aos recursos da técnica.

O iniciante na cientificidade tende a imaginar que elaborar projetos é perder tempo e o melhor é começar o trabalho na pesquisa. Mas, pesquisa sem projeto torna o trabalho confuso, inseguro e faz com que pesquisa seja começada e nunca terminada.

Para intensificar o bom uso de seu tempo e ter uma boa pesquisa, lanço alguns tópicos que devem ser seguidos ao seu montar um projeto de pesquisa:

 A estrutura básica de um projeto de pesquisa, apesar de que cada instituição tem suas regras próprias para a elaboração do projeto, mas uma estrutura básica deve conter os seguintes itens:

Tema - Delimitação do tema - Justificativa    -   Problema  -  Hipótese  -  Metodologia   -  Revisão de literatura.

 

ESCOLHA DO TEMA – Primeiro passo. Geralmente a escolha da temática liga-se aos fatores internos de quem pesquisa (afetividade com o tema, tempo disponível para a realização da pesquisa) e aos fatores externos (significação do tema escolhido, originalidade, relação com a linha de pesquisa da instituição). A dica é de antes de se decidir pelo tema, pesquise sobre o assunto, para ver verificar se ela não foi realizada.

 

DELIMITAÇÃO DO TEMA – Não adianta querer pesquisar sobre tudo. Tenha muito cuidado com temas amplos que tornam difíceis e demorada a pesquisa. Ter uma boa delimitação do tema é outra dica valiosa.

 

JUSTIFICATIVA – A questão é afirmar as razões de sua pesquisa ser importante, sua relevância, isto vai muito além de uma introdução ao tema.

 

PROBLEMA - Todo trabalho começa com um questionamento, uma pergunta que deve ser respondida. Dê preferência a perguntas fechadas, que possam ser respondidas com sim ou não.

 

HIPÓTESE – Ao ter um problema, você deverá dar uma resposta provisória para ele.

 

METODOLOGIA – Este é um dos principais itens de seu projeto, onde você traça seu caminho, demonstrando qual é metodologia será usada na pesquisa; bem como os instrumentais utilizados. Para que seu orientador possa guia-lo, deixe estes itens bem esclarecidos.

 

REVISÃO DE LITERATURA - Não basta relacionar muitas obras; revisão de literatura resume o pensamento dos principais autores que trataram do assunto. Demonstra que o aluno teve contato com os conceitos e teorias básicas sobre o tema e está preparado para iniciar o trabalho. Também serve para demonstrar que ao orientador ou à banca que o aluno não pretende reinventar o mundo, ou seja, fazer uma pesquisa inédita.