Há negócios que possibilitam ganhos financeiros em curto prazo, com baixo investimento. Poder contar com uma máquina de fazer salgados é uma maneira bastante lucrativa, sem que o empreendedor tenha que investir alto.

E foi desta forma que Lucas, conseguiu sair de uma enorme crise em sua vida financeira, comprando financiada pelo BNDS, uma máquina de fazer salgados.

Lucas saiu do zero, e hoje é dono de uma fábrica que produz mais de 30.000 mil salgados hora.

Muitos podem dizer que ele teve sorte, ou era um profissional experiente na produção de massas para salgados.

Não, Lucas nunca havia trabalhado nesta área e, muito menos sabia preparar massas para salgados. Muitos comentam que o rapaz, até hoje não saiba nem como fritar um simples ovo. Ironias a parte o fato é:

Como Lucas conseguiu criar uma empresa lucrativa neste setor?

O segredo para se criar um negócio de salgados

Lucas comenta em entrevista, que para se criar um negócio, não basta vontade e trabalho duro.

O rapaz esclarece que muito antes de entrar em qualquer negócio, o empreendedor deve conhecer a real necessidade do mercado, ou seja, se haverá naquele setor alta demanda e possibilidade de escalar rapidamente no setor.

Lucas dá como exemplo seu negócio de salgados

No meu caso, fui pesquisar a fundo se haveria a necessidade de uma outra empresa de salgados, a fim de concorrer com as grandes.

E sim, comprovei que o mercado estava carente para o tipo de negócio que eu tinha em mente, que sempre foi voltada a uma linha Premium.

Mercado em expansão com muitas oportunidades de entrada

Atualmente, há pessoas espalhadas por todo o Brasil apostando e conseguindo sucesso através de um negócio fácil e prático como a venda de salgados através de uma máquina de fazer salgados.

Outro atrativo para quem atua na área está no funcionamento da máquina, que, independentemente do modelo, é muito simples. O empreendedor deve apenas se preocupar com a matéria prima, que é a massa e os condimentos do salgado, que o resto a própria máquina fica responsável, tais como a textura, o tamanho, o formato, etc.

Para o dono do negócio é preciso apenas apertar o botão. Dependendo do equipamento é possível produzir milhares de unidades por hora, reduzindo a perda de tempo no que se refere à parte artesanal.

Lucratividade com a máquina de salgados

As vantagens proporcionadas pela máquina de salgados são infinitas. Tradicionalmente, quem atuava no setor tinha que contratar funcionários para ajudar na parte artesanal. Pelo serviço manual, cerca de centenas de unidades dos salgados eram produzidas.

A automação da máquina de salgados gera ganhos em termos de escala e tempo, sendo dispensada a contratação de funcionários para produzir os produtos alimentícios. Com isso, o próximo passo é estabelecer o local de venda e construir o quadro de clientes que frequentemente passarão a consumir o produto.

Para que o negócio decole e voe em altas altitudes é preciso que os funcionários passem por treinos, a fim de atenderem profissionalmente a freguesia. Além disso, o próprio dono do negócio pode realizar cursos na área para se aperfeiçoar e melhorar cada vez mais o próprio negócio. O Sebrae é um ótimo suporte para quem quer seguir com um negócio próprio, porém não possui tanta experiência.

Considerações finais

Outro aspecto fundamental é saber separar o que se ganha para as despesas pessoais da parcela que estará destinada para investimentos, sem falar na quantia que está destinada para os gastos fixos, voltados para o negócio, que no caso é a reposição de matéria prima, gastos com funcionários, aluguel da loja, etc.