A Copa do Mundo já está aí e é mais do que comum nesse período as reuniões em casas de amigos e parentes, para assistir os jogos.

O cardápio quase sempre é o mesmo: pizzas, fast food, churrascos, salgadinhos e bastante bebida.

Quando damos conta, os ponteiros da balança disparam e ficamos desesperados.

Muita calma. Podemos sim, nos preparar para os dias de jogos de forma a mantermos uma alimentação equilibrada, através de cuidados bem simples. Assim não tomaremos nenhum susto com o nosso peso quando a copa terminar.

Então, vamos a algumas dicas úteis:

  • Evite ao máximo os salgadinhos e frituras, como coxinhas, bolinhas de queijo, quibes, esfihas e outros petiscos fritos, pois são muito calóricos. Se não for possível ficar sem comê-los, tente não exagerar e intercale o consumo com legumes crus cortados em tiras ou carnes magras assadas ou cozidas.
  • Cuidado também com sobremesas muito calóricas, como bolos com chantilly, bombas cremosas ou sorvetes de massas. Mais uma vez, moderação é a palavra de ordem. Não precisa ficar sem comer sobremesa, mas tente uma salada de frutas (sem chantilly), uma fatia de bolo sem recheio ou creme, uma gelatina light ou sorvete de frutas.
  • Em dias de comemoração, é comum o consumo de cervejas, caipirinhas e refrigerantes. Cuidado! Todos são bem calóricos e o consumo exagerado põe a perder qualquer regime, sem contar os riscos para a saúde. Beba sem exageros e procure ingerir bastante água. Mantendo o corpo hidratado, o organismo certamente agradecerá, além de  manter a sensação de saciedade.
  • Uma dica é alimentar-se antes dos jogos, vale uma boa salada ou uma refeição leve. Assim você conseguirá se controlar mais diante dos petiscos colocados à sua disposição.
  • Algumas trocas simples são bem saudáveis. Você pode trocar a pipoca com manteiga pela pipoca simples, o queijo amarelo pelo queijo branco ou ricota temperada com azeite e orégano, o refrigerante por um suco natural de frutas. Simples não?
  • No dia seguinte ao jogo, procure fazer alguma atividade física, como por exemplo uma caminhada para exercitar-se um pouco e relaxar.
  • Preste muita atenção se for fazer alguma alimentação na rua. O perigo de intoxicação  é muito grande, portanto procure certificar-se sobre  a procedência dos alimentos, se possível.
  • Se for dirigir, não beba! Sempre é bom lembrarmos disso. É preferível ir de táxi e deixar o carro em casa, já que é muito comum haver algum exagero em épocas de festa, e acidentes podem acontecer.

Com um pouco de esforço você conseguirá manter uma alimentação equilibrada e não colocará em risco sua meta para emagrecer. Torça à vontade, mas não comprometa sua dieta!