A chamada nova moralidade cada vez mais difundida e especialmente produzida por aqueles que parecem não ter nenhum compromisso com a estabilidade da família e consequentemente da sociedade, tem trazido inúmeras situações de tensões nas famílias e em especial no casamento.

As possibilidades que se abriram dentro da normalidade das coisas e os estímulos enviados diariamente à homens e mulheres tornam os esforços para se manter a estabilidade nas relações apenas uma possibilidade a se pensar e não um caminho a ser seguido.

Quero aqui colocar algumas dicas, que acredito, poderão contribuir com muitos casais que querem enfrentar o desafio de um casamento estável:

1. Conversem sobre valores e princípios Estimulem um ao outro a pensar e falar sobre questões como: Fidelidade, honestidade, respeito, reciprocidade, bondade, caridade...

2. Conversem sobre coisas práticas que podem ser feitas no sentido da dedicação mútua. Coloque o relacionamento em 1º lugar.Por exemplo: Saiam toda sexta feira para um passeio, barzinho, cinema ou simplesmente para conversar.

3. Aprendam a resolver as questões sem gerar disputas, debates e crises emocionais. Conversem com sobriedade, se necessário peçam um tempo para pensar e depois conversem novamente.

4. Procurem se relacionar com casais que valorizam os mesmos princípios.

5. Converse com pessoas mais velhas sobre casamento; Aprenda com a experiência deles repita os acertos e não cometa os mesmos erros.

6. Busque ajuda com pessoas idôneas e preparadas para orientação conjugal quando perceber que alguma questão está saindo do controle.

7. Sejam abertos sobre seus pensamentos e dificuldades, façam um pacto de sinceridade e compreensão. Mostrem-se parceiros e não adversários.

8. Se tiverem filhos, perguntem a eles o que acham do casamento de vocês e peçam sugestões para melhorar. Vocês vão se surpreender.

9. Não se sujeitem às pressões sociais de STATUS, sejam e vivam no padrão de suas possibilidades e não se submetam a comparações.

10. Queiram melhorar juntos em tudo, conversem sobre isso, mas sem que isso se torne uma nova pressão;

O Casamento pode e deve ser fonte de muita alegria e satisfação, é sem dúvida a mais forte e íntima de todas as relações, porém, quando mal administrado pode gerar frustrações de toda sorte. Existem ideais plenamente atingíveis em qualquer relacionamento, mas não se atinge nenhum ideal sem um processo de trabalho e desenvolvimento. Estas 10 dicas podem ser o início deste processo para vocês.

Múcio Morais Consultor e Conferencista Comportamental
Palestras e Cursos para Casais Para Empresas, Associações, Igrejas etc.
Faça contato: (31) 3082-7271