Na era da informação, inovar é palavra de ordem! 
 
Não somente empresas, produtos e serviços precisam da inovação, mas também profissionais e empreendedores, precisam ter seus diferenciais para se destacar num mercado cada vez mais competitivo e exigente.
 
O segredo de qualquer negócio é resolver problemas e necessidades das pessoas e isso também vale para os profissionais, os chamados intraempreendedores. Quanto maior a capacidade de solucionar problemas e atender a necessidades de um maior número de pessoas, mais bem sucedido este profissional ou este negócio tende a ser.
 
Por esta razão, resolvi compartilhar três formas que acredito serem úteis para quem deseja inovar em qualquer área.
 
 Aprenda habilidades que te coloque sempre um passo à frente:
 
Hoje em dia, não basta somente ter um certificado de conclusão de curso ou um diploma universitário. O mercado exige muito além das habilidades que você aprende na sua formação tradicional. Pra toda e qualquer área será indispensável saber utilizar recursos e ferramentas tecnológicas; saber trabalhar em grupo; ter controle emocional e saber se comunicar em outra língua, como o inglês, espanhol ou chinês, por exemplo.
 
2° Quem não é visto não é lembrado:
 
Com o uso das mídias sociais ficou muito mais fácil se fazer conhecido. Você não precisa expor sua intimidade, detalhes de sua vida pessoal ou se tornar um "Pop star". Porém é extremante interessante compartilhar no que você trabalha; a razão de ser do seu negócio; como você ou sua empresa desenvolve seu trabalho; compartilhar suas ideias e experiências para ajudar outros profissionais e parceiros; ou simplesmente, criar e manter-se conectado a uma Network.
 
Você pode usar o Instagram, Facebook, LikedIn, Twitter, e várias outras redes sociais, que o ajudarão nisso.  
 
3° Faça o que todos fazem, de uma forma diferente:
 
Busque fazer seu trabalho ou desenvolver seu negócio de uma forma diferente, traga sempre novas soluções ou novas ideias. Você pode dar um toque pessoal e especial na maneira como lida com clientes e fornecedores, por exemplo. Pode usar recursos pouco utilizados no universo corporativo tradicional, como aplicativos de celular; Youtube ou WhatsApp para dar suporte ou se manter mais próximo dos clientes, sejam internos ou externos, etc.
 
Há uma infinidade de opções para trazer originalidade e inovação à sua rotina de trabalho. 
 
Evidentemente, que em algumas funções e alguns negócios você não terá tanta liberdade para implementar uma ideia nova. Porém, com um pouco de criatividade e “jogo de cintura”, é possível diferenciar-se e não ser mais um na multidão.