Você escolheu uma carreira para sua vida e, há uma boa possibilidade que seja o que mais gosta de fazer. Para levar adiante essa escolha, você tem necessidade de manter-se sempre em alto nível e mostrando sua própria capacidade. Mas como fazer para engrenar um plano de carreira viável e que te leve ao seu objetivo final?

Duas palavras devem ser o seu grande lema: determinação e foco. Para manter-se sempre alinhado com o seu desenvolvimento profissional, você precisar saber quais são os seus objetivos e onde quer chegar. É preciso criar um plano de ação e desenvolvê-lo constantemente, pensando que o que você tem em mãos é um planejamento e, que este, deve ser sempre alterado e melhorado. Assim, sua determinação é quem deve dominar o seu caminho, buscando sempre o melhor para sua vida profissional.

Você também precisa ficar sempre atendo ao que as empresas esperam de um profissional de sua estirpe, fazendo disso também uma meta, valorizando-se com novos conhecimentos, investindo em seu próprio potencial e nunca se esquecendo de que o aprendizado deve ser constante.

Ações simples para incrementar seu plano de carreira:

1. Faça sempre uma autoavaliação, procure sempre saber quais são seus pontos fortes e fracos. Invista nos fortes para melhorá-los e trabalhe com seus pontos fracos, para que se fortaleçam no mesmo nível. Para encontrar as suas forças e fraquezas, sempre esteja aberto a ouvir o feedback de sua liderança e de pessoas de sua equipe.

Nesta autoavaliação, sempre tenha em mente o que aconteceu de evolução nos últimos anos na sua empresa e setor e suas ações. Houve alguma falha de sua parte, onde ela ocorreu e o que você deve fazer para não cair novamente em qualquer falha.

2. Fique sempre por dentro dos planos empresariais e os objetivos da empresa. Desenvolva novos projetos pensando nos planos empresariais, alinhe-se com os objetivos da empresa e estimule tanto a iniciativa quanto tecnologias que possam melhorar o desempenho da empresa.

Ao mesmo tempo, perceba o que a sua função atual demanda em termos de capacidades e conhecimentos e veja se a empresa tem algum tipo de benefício como bolsas para cursos que podem te ajudar a melhorar. Caso não tenha, procure por cursos online gratuitos ou até pagos para que esteja sempre atualizado.

3. Invista em idiomas e cursos de extensões. Falar o idioma inglês, apesar de ser considerado capacidade “básica” em empresas de médio porte até multinacionais, ainda é diferencial, levando em conta que apenas 5% da população adulta se considera fluente no idioma. Há sites como o Livemocha ou Busuu, os quais proporcionam ensinos gratuitos.

Cursos de pós-graduação ou até cursos rápidos e focados na área também devem ser procurados. A Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, liberou alguns cursos de áreas especializadas gratuitas, assim como há diversos sites como o Veduca que liberam cursos de diversas áreas e universidades do mundo de forma gratuita.

4. Esteja sempre em contato com pessoas que possuam a mesma formação que a sua, troque ideias com eles, mantenha um relacionamento, seja pessoalmente, seja por grupos em redes sociais. Pois eles podem te ajudar com informações valiosas e até dar insights importantes de qual caminhos você pode seguir. Sem falar no networking.

5. Nunca se esqueça de dar a devida atenção aos seus subordinados ou colegas. Caso esteja num cargo de responsabilidade maior e tenha subordinados, estimule-os no crescimento e desenvolvimento pessoal profissional. Pratique a liderança e participe dos empreendimentos em que estiverem trabalhando. Não se limite a repassar as obrigações e atividades. Seja sempre proativo com os seus colaboradores e aprenda a ouvir, pois eles estão fazendo a parte operacional do trabalho e sabem exatamente onde estão os principais problemas e soluções. Uma equipe motivada, pode trabalhar com resultados muito mais satisfatórios para qualquer empresa.

6. Não tenha medo de partilhar seus conhecimentos. Quanto mais você partilha, mais você aprende e mais respeito e admiração você gera, já que existe um movimento de reciprocidade em todo e qualquer relacionamento profissional.

Quando você divide, você capacita e motiva ainda mais a sua equipe, que trará resultados acima da média.

7. Trate os seus superiores como quer ser tratado pelos seus subordinados. Pense favoravelmente no desenvolvimento e promoção de seu chefe e prepare-se para ocupar o lugar que ele ocupa atualmente. Veja isso como objetivo e lute por ele. Evidentemente, sem prejudicar ninguém, pois isso pode voltar contra você, seja honesto e confie no crescimento pelas suas capacidades. Procure fazer o mesmo com seus subordinados, preparando um substituto para si próprio.

Artigo por Invista Franquia