Se você sonha em encarar os palcos como cantor solo, mas não sabe como iniciar a sua caminhada, é preciso seguir algumas dicas para ir em frente e acertar o caminho do sucesso.

Nada é fácil no início, e a carreira de um cantor também não fica atrás, aliás, alcançar o sucesso em qualquer carreira artística é bastante complicado, é preciso muito mais do que ter talento.

Muitas pessoas nascem com o dom natural de cantar, mas o dom sozinho, não faz milagres. É preciso muito trabalho também e estar preparado para os desafios que vão aparecer, e para superar os obstáculos que virão com certeza.

Tudo pode sempre ser melhorado então fazer algumas aulas de canto para acertar a afinação é uma boa maneira de praticar, além de sempre aprender um pouco mais. Até mesmo participar de um coral de igreja, é uma forma de aprender mais. Por que não?

Saber tocar um instrumento é muito importante para acompanhar a música, se você não souber tocar nenhum instrumento, comece já algumas aulas. Violão é um instrumento fácil para aprender, é preciso esforço, pois senão você sempre terá que recorrer a outra pessoa para acompanhá-lo nas músicas quando for se apresentar.

Monte um bom repertório, comece com músicas bem conhecidas e de sucesso para chamar atenção para você, aos poucos você poderá arriscar e inserir suas próprias composições no seu repertório, uma maneira excelente de começarem a conhecer suas músicas.

A maioria dos grandes cantores começaram suas carreiras cantando em bares e restaurantes com música ao vivo. Não tenha medo do famoso rótulo de “cantor de churrascaria”, é uma maneira de treinar a adquirir experiência de palco. Performance e shows, mesmo que de pequeno porte contribuirão muito para sua imagem.

Corra sempre atrás da divulgação do seu trabalho, use tudo que tiver disponível a seu favor.

Participar de concursos é também uma forma de aprender e tornar-se conhecido, mesmo que no começo você seja conhecido somente no seu bairro ou sua escola. Capriche na apresentação, visual também conta.

Se souber de algum festival de música procure a produção de evento do local e veja se há a possibilidade de participar.

Seja persistente, não desista, procure sempre aprender com as dificuldades, que serão muitas, mas não podem fazer você parar, e desistir de ir a busca do seu sonho, da sua vocação. Acredite no seu potencial e vá em frente.