Quer você tenha feito um tutorial em vídeo antes ou não, é muito provável que você mesmo já tenha assistido a um. Na verdade, você pode ter clicado em dezenas de vídeos instrutivos para aprender todos os tipos de habilidades, desde melhorias na casa até a criação de um currículo.

Algumas pessoas relataram assistir a pelo menos dois vídeos instrutivos ou informativos toda semana, e esse número continua a aumentar a cada mês que passa. Se você deseja criar seus próprios tutoriais em vídeo, não há melhor momento para fazê-lo do que agora.

Então, como você faz tutoriais em vídeo? Qual é o melhor gravador de tela para tutorial em vídeo? E como você pode editar seus tutoriais em vídeo? Siga este guia passo a passo para obter respostas para essas perguntas e muito mais.

O que é um tutorial em vídeo?

Um tutorial em vídeo é uma instrução em vídeo de 'como fazer alguma coisa", explica um processo específico, como fazer se registar em um site, editar um vídeo. Bons tutoriais em vídeo são apresentados de forma clara e instigante, com uma sequência de passos para que o espectador possa acompanhar em casa.

Por que você faria um tutorial em vídeo?

Se você tem conhecimento sobre como fazer qualquer coisa, desde criação de um site até uma edição de imagem, um tutorial em vídeo é uma maneira fantástica de compartilhar sua sabedoria com outras pessoas.

Nesta era digital, é evidente a crescente preferência por instruções em vídeo em detrimento das escritas. Na verdade, as estatísticas mostram que 83% dos espectadores no mundo frequentemente aprendem coisas novas no YouTube.

Um estudo recente conduzido pela TechSmith mostrou que 83% das pessoas preferem acessar o conteúdo instrucional assistindo a vídeos em vez de texto ou áudio. Portanto, se seu objetivo é alcançar as pessoas de maneira popular e acessível, os tutoriais em vídeo são uma excelente opção de conteúdo.

Benefícios dos tutoriais em vídeo

Existem alguns benefícios principais para os tutoriais em vídeo em comparação com outras formas de informação, como instruções escritas. Eles são os seguintes:

1. O toque pessoal

  • Os tutoriais em vídeo dão um rosto às informações, incentivando os espectadores a se envolverem com o processo e interagirem com você deixando comentários.

2. O espectador tem mais controle

  • Eles podem pausar, retroceder, acelerar e reproduzir qualquer parte do vídeo que desejarem. A capacidade de os espectadores aprenderem em seu próprio ritmo é um recurso que torna os tutoriais em vídeo tão populares e clicáveis. 

3. Mais fácil de seguir

  • A combinação de conteúdo visual e de áudio torna as instruções mais claras e abrangentes. Isso aumenta a probabilidade de alguém procurar seu tutorial em vez de ler as instruções.

4. Maior acessibilidade e alcance

  • Ao enviar tutoriais para as principais plataformas, como o YouTube, você pode disponibilizar seu conteúdo para quase qualquer pessoa, em qualquer lugar. Isso também torna seu conteúdo mais acessível para alunos visuais ou para aqueles que não falam inglês em primeira mão.

5. Aprendizado gratuito

  • Os tutoriais em vídeo tornam o autodidatismo não apenas mais prático, mas geralmente gratuito! Eles incentivam o espírito de 'tentar', orientando os espectadores de uma maneira acessível. Essa tendência de aprendizado independente significa que seu vídeo pode receber mais atenção e mais espectadores. 

Como encontrar o melhor software de tutorial em vídeo?

A busca pelo melhor software de tutorial em vídeo pode parecer esmagadora, pois há tantas opções por aí. Um bom lugar para começar sua pesquisa é em uma página de comparação de software, mas você deve ter em mente os recursos de software que são mais importantes para você. 

O software de diferentes empresas terá prós e contras variados, como alta resolução e ferramentas de edição embutidas, mas um serviço de assinatura caro. Os fatores que você deve procurar em um bom software de gravação de vídeo incluem: as ferramentas de captura de tela e editores de vídeo. Esses são todos os recursos que você pode usar para gravar um ótimo tutorial. 

Como criar um tutorial em vídeo em algumas etapas

Passo 1: Crie um título para o seu vídeo

  • É importante não se apressar em apertar o botão de gravação em qualquer processo de produção de vídeo. Os tutoriais exigem que as informações sejam fornecidas de forma concisa, clara e abrangente. Portanto, certifique-se de se preparar para o sucesso, primeiro decidindo sobre o tópico central de seu tutorial e, em seguida, identificando as perguntas comuns e as etapas mais importantes envolvidas. Você pode anotar essas informações em um papel ou blocos de notas.

  • Durante as anotações, é importante que você tenha em mente seu público-alvo. As informações que você decidir incluir em seu vídeo devem ser adaptadas à idade, interesses e preocupações comuns de seu público. 

Passo 2: Escreva um roteiro

  • Um bom roteiro de tutorial em vídeo consiste em uma introdução, instruções e uma conclusão.

  • Sua introdução deve ser curta e chamar a atenção, estabelecendo sobre o que será o vídeo. Em sua introdução, é uma boa ideia mencionar o nível de dificuldade de seu tutorial e quanto tempo o visualizador levará para concluir as etapas que você mostrar. 

  • Suas instruções devem cobrir os estágios cronológicos do processo. Tenha cuidado para não pular uma etapa, mas tente manter seu roteiro o mais curto e simples possível. Enquanto você escreve suas etapas, anote todas as informações visuais que deseja na tela ao mesmo tempo, como um vídeo de você executando esta etapa.

  • Mantenha sua conclusão direta, resumindo o que o espectador aprendeu e abordando quaisquer dúvidas comuns que possam ter sobre seu tutorial.

CONCLUSÃO

Na era da atual explosão de informações, os vídeos podem ser a maneira mais rápida e eficaz de treinar a equipe em um novo produto, ensinar a alguém um processo ou compartilhar informações. Entre muitos tipos de vídeos, os vídeos instrutivos estão se tornando populares em todos os setores, como tecnologia, saúde, publicidade e educação.

Outra coisa a se pensar são as dublagens. As narrações são uma parte comum dos vídeos tutoriais, pois incluem instruções audíveis claras junto com imagens de vídeo das etapas sendo executadas. Saiba que ao fazer um vídeo tutorial você deve mostrar e fazer aquilo que você fala. Porque os telespectadores seguirão os seus passos.