Muitas pessoas, por diversos motivos, ficam impossibilitadas de trabalharem fora, cumprindo horários fixos de trabalho, e acabam buscando alternativas informais se terem alguma renda.

Há muitos caminhos que podem ser seguidos, porém muitas pessoas, principalmente donas de casa, estão encontrando no artesanato uma forma de fonte de renda realizando trabalhos manuais.

Muitas vezes começando apenas por hobby, o desenvolvimento de trabalhos artesanais acaba se tornando uma fonte de renda fixa e muito rentável, basta criar peças de qualidade, que há uma grande fatia de consumidores nesta parte do mercado.

O primeiro passo para que se trabalhe em casa com artesanato é  conhecer tudo o que pode ser desenvolvido, testar suas habilidades, e ver em qual seguimento você se destaca. Muitas pessoas dedicam seu tempo no desenvolvimento de peças em madeira, outras em materiais emborrachados, outras com tecidos, com materiais que podem ser reciclados e criam peças incríveis.

Se você pretende trabalhar em casa e não sabe como começar, comece a frequentar aulas de artesanato em seu bairro e na sua cidade, procure principalmente lojas que comercializam materiais para artesãos, muitas oferecem cursos, a maioria de investimento baixos  ou até mesmo gratuitos na aquisição de alguns materiais.

Outra dica é aproveitar e utilizar a internet a seu favor, há muitas páginas dedicadas a ensinar o passo a passo de muitas peças que podem ser facilmente confeccionadas em casa, há vídeos com demonstrações de todo o desenvolvimento de alguma peça, esta é uma excelente forma de começar a aprender principalmente para quem não quer ou não pode investir em cursos no momento.

Comece fazendo criações para decorar a sua casa e presenteie alguns amigos, quanto mais prática, mais perfeitas ficarão as suas peças.

Uma forma de se profissionalizar é adquirir um registro de artesão, informe-se de como proceder em sua cidade para esta aquisição. Com este registro é possível participar de feiras e começar a expor seus trabalhos.

Crie um blog na internet também para a divulgação, fotografe suas peças e coloque essas imagens no seu blog, você irá se surpreender com o retorno. Ainda utilizando a internet como ferramenta você pode colocar seus trabalhos à venda em alguns sites especializados na divulgação de peças artesanais. Pesquise a respeito. Ou você mesmo pode criar sua loja virtual para expor suas peças. Aproveite para fazer do seu hobby uma fonte de renda, as possibilidades são infinitas.