O Core biopsy também é conhecido como Punção aspirativa por agulha de fragmento. E é um tipo de exame indicado para lesões mamárias que são suspeitas de contarem com uma malignidade, sendo sempre palpáveis ou ainda em lesões que são diagnosticadas por um recurso de imagem. Levando isto em conta o processo consiste em fornecer um material do tumor da mama para que possa ser estudado de forma histológica, o que é bem diferente do processo de PAAF onde o material é avaliado apenas pela citologia por exemplo.

As vantagens da realização deste exame

Como vantagens da realização deste exame, podemos citar que a Core permite que seja feito um diagnóstico bem mais precoce, reduzindo assim toda a necessidade e o número das biópsias que forem abertas.

Ou ainda para se associar aos menores traumas e complicações, não deverá implicar em uma cicatriz que acontece em sua biópsia que estiver aberta.

O procedimento deverá ser realizado de forma ambulatorial, onde é possível se ter um menor tempo de recuperação, com uma redução consequente dos custos de exame por exemplo.

Outra particularidade é que o procedimento acaba dispensando a biópsia que é intra operatória, ou seja, o processo de congelação.

O que é possível fazer depois do diagnóstico com o exame de Core

Através do exame de core biópsia, é possível se contar com um diagnóstico diferenciado e histopatológico com uma classificação tumoral diferenciada, bem como um grau de invasão diferenciada e dosagem dos receptores hormonais, bem como os marcadores de prognósticos que poderão oferecer uma possibilidade de tratar de forma mais adequada possível os processos para cada paciente. O processo é realizado através de consultórios e ambulatórios sempre feito com uma anestesia local.

O grande problema é que infelizmente este processo não consta nas tabelas de procedimentos de planos de saúde que se utilizam de tabelas editadas há mais de 15 anos. E por isso é importante se informar sobre a possibilidade de custos particulares deste procedimento. O que não é muito caro. Em uma alternativa é possível se realizar processos de ultra som para ajudar nas punções, dentre eles os exames de PAAF entre outros para tumores que não são palpáveis.