Como funciona a medição do nível do radar?

Primeiro, você tem dois tipos de transmissores de nível radar, onda livre e onda guiada. Os radares de onda livre nunca fazem contato com o produto, mas se você tiver alta turbulência ou baixa constante dielétrica (DC), então você pode querer ir com um radar de onda guiada. Possui uma sonda em contato constante com o produto para guiar as ondas criadas pelo transmissor.

Quais as frequências?

Você precisará prestar atenção à forma como eles diferem para encontrar um para atender às suas necessidades. Equipamentos militares usam uma frequência específica, assim como os satélites, de modo que você pode ter que fator de comunicação em seus requisitos também.

Por exemplo, uma radar de transito opera em frequências que mudam de país para país. A primeira geração de radares usou uma faixa de freqüência de 8 a 12 GHz chamada banda X. A nova geração usa a banda K (18 a 27 GHz), e você pode encontrar transmissores de nível de radar usando Ka-Band (27 a 40 GHz).

Os transmissores de nível radar no mercado vêm em quatro frequências diferentes. Você possui radares baseados em banda C (6 GHz), banda K (26 GHz) e banda X (10 GHz). Em seguida, alguns fornecedores produzem radares na banda W (75-85 GHz). 

Radar de onda guiada e onda livre

Ambos os tipos funcionam com o mesmo princípio, tempo de voo ou ToF. Os dispositivos geram ondas eletromagnéticas que viajam do dispositivo para o produto e retornam. O produto precisa ter um constante dielétrica mínima para refletir o sinal. Então o radar pode calcular o nível, porque o tempo de emissão e retorno é proporcional à distância.

Tudo dentro do tanque que conduz energia, como interruptores de nível ou sistemas de aquecimento, pode refletir o sinal. Se o produto tiver um nível dielétrico baixo, então o radar pode encontrar um nível falso. Você também pode terminar com leituras ruins de vapor, espuma ou outras condições do produto.

Você pode encontrar muitas soluções para evitar esta questão - dispositivos de alta frequência, análise de eco, poços de silêncio e muito mais. Em seguida, o transmissor pode fornecer uma boa precisão e medidas confiáveis.