Nesse Artigo vamos falar um pouco sobre como proceder com a Internação Involuntária para dependentes químicos.

A dependência química é uma doença devastadora capaz de prejudicar enormemente a vida de uma pessoa em pouco tempo.

Conforme se envolve cada vez mais com a droga, o usuário começa a minar suas relações familiares e sociais, a atrapalhar seu trabalho e estudos e a prejudicar a si mesmo e as pessoas à sua volta, deixando de reconhecer até mesmo que existe um problema.

Ao chegar a este ponto, o dependente já não acha que precisa de ajuda ou de tratamento, criando um empecilho para a sua recuperação e deixando a família diante de uma difícil decisão: optar ou não pela internação involuntária?

Esta é uma medida extrema, que só deve ser tomada em último caso, mas que é necessária para garantir que o ente tão querido tenha acesso ao tratamento necessário e possa recuperar tudo o que perdeu para as drogas.

O grande problema é que há poucas informações disponíveis sobre a internação involuntária, o que dificulta a vida das famílias que optam por essa medida para proteger seu ente perdido.

Nós da Encontre Clinicas de Recuperação  percebemos este problema e separamos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

Como proceder para realizar uma internação involuntária?

Primeiramente, é preciso frisar que a internação involuntária é uma medida que só pode ser tomada quando todas as outras alternativas de abordagem e de tratamento do dependente já foram esgotadas.

Nos casos em que isso já aconteceu, a família pode requerer uma internação involuntária escrevendo uma carta com o pedido de internação e os seus motivos. Esta deve ser assinada por um familiar que tenha ligação consanguínea com o dependente e conter o parecer de um médico psiquiatra.

O pedido pode ser entregue a uma clínica particular, como temos um guia de clinicas de recuperação cadastradas em nossos site https://encontreclinicas.com.br/, ou unidade do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e os responsáveis técnicos pelo estabelecimento encarregado de fazer a internação devem informar ao Ministério Público dentro do prazo máximo de 72 horas.

A partir de então o estabelecimento pode realizar a remoção do paciente e dar início ao tratamento, que deve ser o mais humano e realizar as técnicas menos invasivas possíveis, garantindo que o paciente tenha acesso ao mundo exterior sempre que quiser.

Depois que o dependente quimico se recuperar o seu discernimento crítico sobre a realidade e sua situação, outras modalidades de tratamento podem ser adotadas.

Como lidar com o dependente que não quer se tratar?

Quando a internação involuntária passa a ser necessária, o maior empecilho para o prosseguimento do tratamento é o próprio dependente. Na maioria das vezes, conseguir retirá-lo das drogas e levá-lo até o estabelecimento onde será tratado é uma tarefa quase impossível.

E, por isso, no início da busca por uma internação involuntária, o indicado é que o dependente não saiba o que está acontecendo, pois isso pode desencadear comportamentos agressivos e até mesmo fugas.

As clínicas que trabalham com a internação involuntária,  vejam em nosso guia de Clinica de recuperação  contam com equipes de profissionais preparados para lidar com essa situação e garantir que o dependente tenha acesso ao tratamento e saiba o que está acontecendo no momento certo.

No começo, é difícil, mas com o tempo o paciente começa a entender que realmente precisa se tratar e que a família fez bem ao optar por uma internação involuntária.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a internação involuntária ou quer entender melhor como ela funciona e como proceder para ajudar um ente querido, entre em contato com a Encontre Clínicas de Recuperação. Teremos prazer em atendê-lo. Atendimento 24 horas (11) 96262-2008