COMO FAZER PARA SE LIVRAR DA DEPRESSÃO

Falar sobre depressão é muito cômodo para quem não passou por isto ou não a está sentindo.

Mas a vida, a nossa e a dos outros, nos ensina como solucionar alguns estados depressivos, por mais entranhados que sejam.

Muitas pessoas combatem a depressão preventivamente, com sabedoria ou mesmo sem saber, se alimentando bem, praticando esportes, viajando, lendo, escrevendo, se distraindo, fazendo palavras cruzadas ou simplesmente se dedicando a algumas tarefas domésticas, inclusive ao que não gosta de fazer, como lavar a roupa, a louça, limpar a casa, o pátio, cuidar dos animais, das plantas e do jardim, e estar sempre pensando coisas positivas. Isso ajuda muito.

A depressão não escolhe idade. Pode acontecer com crianças, jovens, adultos e pessoas idosas.

Ela pode ocorrer por vários motivos, por fatores de medo ou receio de enfrentar situações difíceis ou desafios, por problemas de adaptação, de relacionamento ou por intoxicação com drogas, bebidas ou medicamentos. E por diversas outras causas, como preocupação excessiva com a própria saúde ou de familiares, excesso de trabalho, hábitos sedentários, falta de exercício, etc.

Quando instalada a depressão, as pessoas geralmente se isolam, não querem comer, não querem estar nem falar com ninguém, e muito menos ouvir conselhos, de modo que as palavras podem não ser absorvidas e valem mais como uma orientação a seus familiares.

Diante de um quadro depressivo, aos jovens é recomendável fazer exercícios, praticar esportes, se dedicar à musica ou à literatura; aos mais velhos, que procurem a espiritualidade, alguma igreja cuja doutrina seja do seu agrado, algum centro comunitário onde possam se reunir, se distrair, conversar, praticar exercícios e desenvolver outras atividades para a terceira idade, como dança, jogos, caminhar, passear, tocar, cantar, ouvir música, se comunicar, visitar uma pessoa, ser útil e ajudar alguém, ainda que seja com uma palavra amiga, e quem sabe até, onde menos espera, encontrar a solução para o seu problema.

Uma coisa é importante: Não alimentar sentimentos de culpa nem dramas de consciência.

Luciano Machado