Bom, quando um aluno começa a elaborar seu TCC é muito comum que ele se depare com alguns problemas relacionados a formatação do seu texto.

Isso porque esse tipo de trabalho segue as normas ABNT e elas revelam uma formatação muito detalhada que exige muita atenção e tempo.

Sendo assim é muito importante analisar bem seus aspectos antes de colocá-la em prática no seu trabalho de conclusão de curso.

Entretanto, quando falamos das citações de um TCC existe uma série de normas especiais que é geralmente utilizada para área de saúde cientifica que são chamadas de normas Vancouver.

Esse artigo tem o intuito de analisar a forma correta de fazer utilizar essas normas Vancouver.

As normas Vancouver foram criadas em 1978 durante uma reunião em que também foram estipulados o estilo e ambos foram estabelecidos pela Biblioteca Nacional de medicina dos Estados Unidos e o ICMJE.

Ambas as instituições possuem ainda hoje muita relevância no meio científico e por isso se destacaram nesse nicho.

O grupo de regras que foi criado nessa reunião tem o intuito de padronizar os artigos científicos e acadêmicos voltados para a área da saúde criando uma estrutura única para todos eles.

Essa foi uma forma encontrada para facilitar ainda mais a compreensão com relação aos leitores assim como a catalogação destes materiais para sistemas de referenciais mundiais.

Portanto, diferente da conhecida norma ABNT às normas de Vancouver não são tão completas e sendo assim não conseguem abordar todos os itens que são essenciais para a estrutura de um texto científico ou um TCC.

Essa metodologia acabou deixando de forma alguns pontos muito importantes como a capo, o sumário, a formatação da folha de rosto, lista, tabelas entre outros.

Sendo assim a formatação Vancouver está voltada especificamente para as citações e referências.

Justamente por não ser tão completa elas acabam sendo utilizadas para complementar a formatação padrão da ABNT.

Por isso é muito importante na hora de utilizar qualquer conjunto de normas analisar se a formatação em questão segue outro padrão.

Desse modo para conseguir formatar o seu texto corretamente existem duas opções.

Você pode realizar uma pesquisa para saber a forma correta de formatar cada uma das citações manualmente ou utilizar algum tipo de ferramenta que aplique a formatação correta para você.

Como fazer citações nas normas Vancouver - TCC

Como já foi dito o método Vancouver é uma forma diferenciada de formatação específica para as citações, entretanto acabam existindo algumas semelhantes entre elas e as normas de formatação da ABNT.

Primeiramente ambas as normas acabam fazendo diferenciação quando o assunto é citação indiretas e diretas e ambas utilizam ainda os mesmos critérios do sistema do Brasil.

Desse modo existem diversos estudantes que acabam se confundindo um pouco na hora de elaborar os seus artigos científicos visto que ambas as metodologias são bem parecidas.

Entretanto o que diferencia as normas da ABNT e as normas de Vancouver é que a última acaba utilizando um sistema numérico nas suas referências.

Assim ao invés de utilizar dos nomes dos teóricos citados como nas normas da ABNT, as normas Vancouver usam um número com o intuito de referenciá-los.

As normas da ABNT por sua vez usam um sistema que é chamado autor-data. Data.

Neste modelo as referências bibliográficas devem ser listadas de acordo com o sobrenome do autor e a data da publicação da obra além da página de qual sua citação foi retirada.

Outra informação interessante é que as normas Vancouver não utilizam os elementos gráficos como itálico, negrito ou sublinhado para gerar mais diferenciação nas suas referências.

Desse modo tornando a tarefa um pouco mais difícil para alguns estudantes que já estavam acostumados a analisar os textos a partir desses elementos mais visuais

Principais regras gerais de citação Vancouver no texto

Outra informação muito importante sobre a norma Vancouver é que ela acaba permitindo três formatos diferentes para as citações e referencias nos seus textos.

É possível, por exemplo, utilizar a numeração entre colchetes ou utilizar a numeração entre parênteses e até a numeração como sobrescrito.

Para saber qual a forma certa de formatar as suas citações é necessário consultar um guia de formatação da sua instituição de ensino.

Outro ponto importante é que seja qual for o modelo utilizado ele deve ser consistente ao longo do seu texto, isso significa que o formato utilizado não pode ser alterado.

Para auxiliar ainda mais os alunos que estão com algum tipo de dificuldade nas formatações para situações que incluem as normas Vancouver traremos ainda alguns exemplos para ilustrar melhor.

Sendo assim é importante ressaltar que para citar certos artigos acadêmicos ou científicos seguindo as normas Vancouver é essencial inserir os seguintes elementos em ordem:

Nome do autor(a).

Título da obra

Subtítulo da obra (caso tenha)

Tipo de conteúdo

Local da publicação

A instituição em que foi publicada

O ano em que foi publicada

Abaixo traremos ainda dois exemplos de situações de dissertação, tese, projeto de pesquisa e monografia com o intuito de exemplificar melhor a forma correta de formação nas normas Vancouver.

Primeiro exemplo se refere a situações dentro do texto desse modo note como a formatação deve ser elaborada:

Frase do texto em questão que será utilizada na sua citação. [9]

O segundo caso se refere as situações que estão alocados no campo de referências, sendo assim note como a formatação deve ser estipulada para estes casos:

[9] Sobrenome. Título. Local de publicação: Instituição de publicação, ano. Tipo de conteúdo. 

Desse modo ficou claro que a citações seguindo as normas Vancouver são diferenciadas com relação às convencionais das normas ABNT e por isso é necessário atenção.

Outro ponto essencial que já foi dito brevemente é que assim como para a norma ABNT uma boa dica é utilizar uma ferramenta que encaixe o seu texto dentro formação Vancouver sem a necessidade de fazê-lo manualmente.

Essas são técnicas muito eficientes que acabam facilitando ainda mais a vida do estudante uma vez que o processo de formatar um texto corretamente seja nas normas ABNT ou normas Vancouver se mostre um processo muito trabalhoso.

Conclusão

Por isso se você está interessado em elaborar o seu texto e ainda não conhecia as normas Vancouver e a forma correta para fazer citações sem dúvidas esse texto foi muito esclarecedor.

Desse modo não perca mais tempo e comece já elaborar o seu TCC sem medo pois agora você já conhece a maneira correta de elaborar as suas formatações dentro das normas Vancouver.

É importante se lembrar ainda que a norma correta a ser utilizada deve ser avaliada com o guia de formatação da sua instituição, entretanto entender 

melhor como cada técnica funciona é uma opção muito interessante.

Por isso não perca mais tempo e comece já a escrever um TCC de sucesso utilizando as Normas da ABNT ou as normas Vancouver para as suas citações.

Não esqueça de utilizar uma ferramenta que te auxilie na hora de realizar essa formatação e ainda analisar bem se ela foi elaborada corretamente ao fim do processo.

Formatar corretamente o seu trabalho de conclusão de curso nunca foi uma tarefa tão fácil.

Utilize das nossas dicas e conclua o seu trabalho de conclusão de curso com sucesso e maior tranquilidade.

Utilize as normas ABNT e as normas de citação Vancouver para elaborar um trabalho de sucesso.