O trabalho preparatório do professor é de suma importância na organização do seu dia a dia e principalmente em novas conquistas, pois define metas de como trabalhar, objetivos a ser alcançados, conteúdos a serem desenvolvidos, levando em conta a necessidade, dificuldade e os diferentes aspectos de cada aluno. È um processo onde o docente programa suas ações, seu desenvolvimento, pesquisa e principalmente meios de como avaliar conteúdos e métodos pré estabelecido na relação professor/aluno. O planejar é fundamental para o professor, pois através deste possibilita a observação na conduta evolutiva de seu aluno, é uma ferramenta que conduz ao acompanhamento da aprendizagem a partir da necessidade individual de cada. Na educação infantil, a criança alguns anos atrás era simplesmente um instrumento de diversão e passa-tempo e a escola proporcionava tudo isso não levando em conta a construção do saber do aluno. Hoje a avaliação na educação infantil é um projeto sério onde o aluno avaliado como um todo, e seu trabalho e planejamento serve para auto se avaliar e analisar sua prática pedagógica.

Apesar de muitos professores ainda acharem difícil avaliar na educação infantil, existe diferentes métodos para registrar e avaliar o desempenho de cada criança. Como: portfólio, ficha avaliativa, relatório, etc. Por isso é importante o bom planejamento do professor, pois essa prática deve oferecer ao aluno meio para superar suas dificuldades e assim o educador permitir ao aluno evoluir em sua aprendizagem. O portfólio é um método avaliativo que permeia no decorrer de todo o ano e permite detectar o avanço, a dificuldade ou a melhora do aluno, já o relatório exige por parte do docente observação e registro da participação e ação da criança. As fichas ocorrem no final de cada semestre, ou no fim do ano, aonde o aluno em todo o seu contexto é analisado e decorrente disto é preenchido uma ficha aonde especifica o desenvolvimento da criança em seu cotidiano de forma ampla, clara e objetiva.

Mesmo com processo avaliativo com crianças tão pequenas é importante que o professor proporcione ao aluno métodos que, torne a infância prazerosa, pois, além da ludicidade, do educar, brincar e avaliar é importantíssimo a inicialização da alfabetização na educação infantil, pois a mesma contribua para situações variadas onde símbolos se transformam em registros e escritas.

ELÇA DOS SANTOS MACHADO - Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.ILMA ALVES DE OLIVEIRA, graduada em Ciências Biológicas e especialização Educação Infantil Email _ [email protected]RAQUEL SANTOS SILVA - Graduada em Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Especialista em Educação Infantil. Email: [email protected] .GRACIELE CASTRO SILVA - Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email:[email protected]. JANE GOMES CASTRO, graduada em Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.Adriana Peres de Barros Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.LIDIANE DA SILVA XAVIER - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.  JONER DAVI GOETTERT (2) graduado em: Geografia: Especialista em Educação Infantil e professor na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.