Como evitar acidentes com as crianças

A cada ano que se passa, milhares de crianças acidentam-se, é imprescindível, garantir a   segurança e a proteção constante, que está assegurado   por lei, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.

Uma criança normalmente pode torna-se um incapacitado permanentemente por causa de um acidente, em apenas segundos. É preciso evitar que isso aconteça, por isso é importante manter a vigilância. Todo acidente é evitável e a prevenção sempre é o melhor remédio. Para cada faixa etária teremos risco diários. A maior parte dos riscos de acidentes ocorre entre crianças de 1 e 2 anos de acordo com a Dra. Lígia Maria Campedellie Barbosa Paglia.

Acrescenta ainda, que até os 6 meses, antes de banhar o bebê, verificar se a água do banho está quente,  através do cotovelo, evitando as futuras queimaduras; não beber líquido quente com seu filho no colo; é preciso ter o cuidado com as quedas, mantendo o bebê em berço ou cercadinho, pois está adquirindo habilidades em virar-se; e outro cuidado a ser lembrado é não deixar objetos ao seu alcance, pois podem causar asfixia ou sufocação; Orienta-se usar a cadeirinha apropriada, seguindo as instruções do fabricante.

Complementa, que entre o período de 7 a 12 meses, nessa faixa etária a criança começa engatilhar, ficam em pé e até podem começar a andar. Tenha cuidado, pois, nessa fase também, a criança coloca tudo na boca, orienta se que os brinquedos sejam grandes o bastante para não serem engolidos; orienta a nunca deixar a criança sozinha no banheiro, devido ao risco de afogamento, que pode ocorrer em segundos.

 Considera que a cozinha, é uma área de alto risco e deve ser evitada, orienta, a usar as bocas de trás do fogão, com os cabos das panelas viradas para trás também. Lembra sobre os cuidados com as tábuas de passar roupa, pois, podem ser puxadas para baixo.

Orienta, a manter fora do alcance da criança, todo e qualquer tipo de produtos de limpeza e também manter todos os produtos em suas embalagens originais. Acrescenta que todo medicamento deve ser mantendo fora do alcance da visão da criança.  

Acrescenta, para não colocar gravatas ou cordões de chupetas ao redor do pescoço da criança.  É importante proteger as tomadas e manter sempre objetos cortantes, como facas e tesouras, fora do alcance da criança. Use tapete não derrapante no banheiro e por último, instale grade ou redes de proteção em todas as janelas.

Os acidentes domésticos são a terceira causa de problemas de saúde em crianças de até cinco anos no Brasil. O local dos acidentes no primeiro ano de vida, geralmente, é na própria casa, já que ali permanecem a maior parte do tempo.

Segue mais algumas orientações, tais como: na banheira, jamais deixar a criança sozinha, pois, ela(e) pode cair e se machucar; e nas escadas, os degraus são um convite a aventuras, ou seja, o melhor é ficar por perto ou colocar um portãozinho para evitar que a criança caia e se machuque; no trocador, enquanto o adulto virar para pegar a roupinha, o bebê pode cair do trocador, para evitar, deve se reunir tudo o que será utilizado na troca.

É importante evitar os sacos plásticos, não correr o risco do sufocamento. Observar as quinas, pois, podem provocar machucados feios na criança e para protege-los (as), coloque peças de plásticos macio, arredondadas, suavizando as pancadas, hematomas e dores.

As autoras destacam, que o outro fator importante a ser falado, é sobre as queimaduras, pois, no Brasil segue registrando um número elevado de crianças que sofrem queimaduras. O pior é que esses problemas moram dentro de casa:45% dos casos acontecem dentro do próprio lar, sendo que a grande maioria poderia ter sido evitada caso houvesse adoção de métodos simples de segurança.

As queimaduras são frequentes em crianças devido à exploração do ambiente e agitação, próprio da idade e coordenação motora que não está totalmente desenvolvida. Costumam ser mais extensas e superficiais, mas, como a pele da criança é mais fina, todo cuidado é pouco.

Quando os pequenos começam a engatilhar, andar ou mesmo aqueles que só ficam em pé, podem surgir alguns acidentes, tais como:  quando a criança puxa a tolha de mesa e tudo que estiver em cima, principalmente algo quente, poderá queima-la (ló). Para evitar esses acidentes cotidianos, cuidado ao usar as toalhas compridas.

As autoras complementam, se a queimadura acontecer, retire a fonte de calor e deixe a área queimada debaixo da água corrente. Se o fogo estiver na roupa, peça para a criança rolar no chão. Nunca colocar cobertores em cima.

Procure o atendimento médico sempre. As pomadas, o creme dental e outras crenças populares só atrapalham no tratamento das queimaduras e podem ocasionar ou pirar as infecções.

É importante orientar os(as) pequenos(as) sobre os riscos, utilizando uma linguagem que a criança compreenda e também investir em medidas de seguranças para evitar possíveis acidentes. Texto retirado do livro do nascimento ao primeiro ano do bebê. p.303-312

 

 

Referência Bibliográfica

 

IEL,Luciana;FERREIRA,Danielle Gomes da S. Do nascimento ao bebê, Viçosa,MG,CTP,2009. 472

Dra. Lígia Maria Campedellie Barbosa Paglia

Gean Karla Dias Pimentel, Graciele Castro Silva, Renata Rodrigues de Arruda