Para todos aqueles que andam de bicicleta, sejam ciclistas profissionais ou de fim de semana, praticamente todos já tiveram alguma experiência com acidentes a bordo da sua bicicleta, não é? Sejam aqueles tombos quando ainda somos crianças ou grandes acidentes envolvendo o trânsito caótico das cidades, ninguém está imune a fatalidades deste tipo. Mas como posso evitar acidentes de bicicleta? É para responder essa pergunta que criamos este artigo.

Conheça o ciclista que é você

Antes de falar de aspectos relacionados ao ambiente e as pessoas que nos cercam é fundamental que você reconheça qual é o seu perfil como ciclista. Você usa a bicicleta para ir diariamente ao trabalho ou estudar? Usa para atividades recreativas no fim de semana? Ou usa a bike uma vez por ano quando chega as férias? Conhecer isso é fundamental para determinar quais são seus riscos e o que deve ficar mais ou menos atento.

Também é importante reconhecer quais são suas limitações na bicicleta. Não precisa dizer isso para todo mundo, faça uma reflexão silenciosa e pense consigo mesmo: como eu ando de bicicleta? Eu ando bem em estradas ou no trânsito? Somente tenho confiança para andar em ciclovias? Ou ainda, apenas em locais fechados? Como é minha capacidade de reação frente a um obstáculo? Ter tudo isso em mente é importante para se evitar uma situação onde não haja uma reação possível e o acidente seja inevitável.

Acredite, ter o conhecimento sobre o que é capaz ou não de fazer de forma confiante é um item importante para a sua segurança. Não adianta ir fazer trilha em estrada de chão super confiante com anos de prática no asfalto, são coisas diferentes e você precisa reconhecer suas limitações para evitar acidentes mais graves.

Tendo isto em mente e o ambiente que você frequentemente anda com sua bicicleta, ficará mais fácil compreender quais conselhos cabem melhor para o seu perfil como ciclista.

Equipamentos de segurança: para antes e durante um acidente

Não podíamos falar de prevenção de acidentes sem falar dos equipamentos de segurança. Muito se engana quem pensa que um equipamento de segurança é aquele destinado somente a prevenir-nos de maiores problemas durante um acidente, eles também são responsáveis por evitar que muitos acidentes ocorram.

Basicamente devemos nos ater a estes dois tipos de equipamentos de segurança, aqueles destinados a prevenir os acidentes e aqueles destinados a prevenir lesões maiores quando o acidente já é inevitável.

Na primeira categoria destacamos a importância do uso de equipamentos de sinalização como coletes sinalizadores, iluminação de referência nas bicicletas e até o uso de “buzinas” para evitar colisões contra pedestres, por exemplo. Estes equipamentos tem o seu uso recomendado como uma forma de ser melhor visto pelos outros elementos do trânsito, evitando aquela velha desculpa de muitos para o “está noite e eu não te vi aí”. Use um colete reflexivo e luzes acopladas a sua bike para evitar este tipo de situação, custa pouco e pode ser o que precisa para evitar um acidente grave.

A segunda modalidade de equipamento de segurança não é menos importante, pois evita que você sofra lesões mais graves quando um acidente não pode mais ser evitado. Desta forma, o uso de ao menos o capacete é fundamental, pois nunca sabemos quando podemos sofrer um acidente pelo nosso trajeto, por mais cotidiano e corriqueiro que ele pareça.  Não saia sem um capacete e pense em outros equipamentos de acordo com a sua necessidade, algumas atividades como o mountain bike, pode requerer um maior número de equipamentos para manter a sua integridade assegurada.

Demonstre suas intenções

Uma comum causa de acidentes no trânsito é a falta de comunicação entre os envolvidos, seja por passar um cruzamento, mudar de pista ou parar abruptamente. É necessário que você sempre indique quais são suas intenções ao realizar uma mudança na sua trajetória.

Portanto, se vai virar, sinalize com o braço a sua intenção, olhe e siga por onde deseja ir. Vai cruzar uma via, certifique-se que não há empecilhos, indique sua intenção de parar ou virar por ali e siga em frente. Vaientrar ou sair de uma ciclovia? O procedimento é o mesmo, indique suas intenções sempre para evitar de pegar alguém desprevenido e use a buzina ou “sininho” sempre que necessário, melhor um pouco de incômodo sonoro que um acidente.

Mantenha a distância

Existe uma grande tentativa de conscientizar o trânsito das cidades em relação ao espaço destinado as bicicletas nas vias públicas. Na dúvida se as pessoas assumem ou não essa postura, assuma uma postura defensiva buscando manter a distância dos demais veículos. Muitas vezes não é possível manter os1,5 metroque é combinado, mas busque adotar uma medida defensiva no trânsito visto que entre carros e ônibus, você é o menor representante na pista de rolagem.

Sempre que possível, ande pelas ciclovias existentes e quando não for possível, busque opções com menor fluxo de veículos para se locomover. Isso evitará a sua exposição em avenidas muito movimentadas, por exemplo.

Outro aspecto importante para se trafegar em meio ao trânsito das grandes cidades é notar o quanto você está acostumado a dividir espaço com carros, motos e caminhões. Se você já tem experiência e está melhor acostumado ao cotidiano deste ambiente, melhor. Mas se você é novato, vá devagar, comece por ruas mais tranquilas e vá ganhando confiança a medida que vai encontrando seu espaço no trânsito. Como dissemos no início do texto, conhecer suas limitações é fundamental.

Lembre-se que no trânsito a bicicleta também é um veículo, dê preferência para os pedestres, não fure sinais vermelhos e tenha cuidado em conversões e ultrapassagens.

Reconheça o ambiente e o seu equipamento

Quando for se aventurar com a sua bicicleta em um novo ambiente é interessante que você tenha em mente qual é o tipo de terreno que irá encontrar.

Claro que é possível fazer uma trilha tranquila com sua bicicleta cotidiana, mas pensar em fazer uma trilha mais intensa pode ser uma péssima idéia. Há diferenças nas bicicletas destinadas a estrada, as trilhas ou ao uso cotidiano, possuindo limitações e equipamentos especialmente destinado a sua função. Desta forma, sair com um equipamento despreparado para um trajeto extremo pode ser um mal preságio para acidentes.

Verifique sempre qual é o ambiente que deve transpor e se tem os equipamentos adequados para este tipo de empreitada, evitando possíveis acidentes ou a quebra do seu equipamento.

Mantenha a manutenção em dia

Uma outra causa de acidentes pode estar bem mais perto de você que imagina, está na sua própria bicicleta! Fique sempre de olho nas condições da sua bike, se está em pleno funcionamento, se os componentes em estão em boas condições e se tudo está em dia.

Um problema na sua bicicleta durante uma pedalada pode acabar em acidente grave dependendo da situação onde você se encontra. Faça uma revisão sempre que possível e mantenha-se atento, sempre que algo parecer estranho, busque uma ajuda especializada.

Evitar acidentes enquanto usa a sua bicicleta é uma tarefa contínua e que requer nossa atenção a todo momento. Não se pode descuidar com a nossa segurança e é melhor estar atento a todos os sinais possíveis para que nenhum acidente ocorra.

Compreenda quais são suas qualidades e limitações como ciclista, use de forma sensata e eficiente os equipamentos de segurança, adote posturas defensivas no trânsito, sinalize e indique todas as suas ações enquanto está na condução da sua bike e sempre tente conhecer o seu equipamento e o local onde irá andar, com tudo isso você estará mais distante de um possível acidente.

Sua segurança é uma tarefa construída diariamente, em que todos devemos nos manter sempre atentos para evitar que o pior possa vir a acontecer. É fundamental estar sempre atento e prezar pela boa relação entre todos os indivíduos presentes no trânsito de nossas cidades.

Se você gostou deste artigo, veja mais em www.bikeloko.com.br/dicas.