Contratar um plano de saúde não é uma decisão que deve ser tomada sem analisar todas as possibilidades do mercado, pois apesar do plano trazer uma série de vantagens, ele acarreta responsabilidades e despesas mensal. Sendo assim, planeje a contratação com calma. Avalie várias operadoras disponíveis no mercado, defina quantas pessoas integrarão o plano de saúde, veja qual a idade delas e, especialmente, qual o valor limite que você pode gastar mensalmente e não se esqueça de planejar o reajuste por faixa etária e anual que são os mais altos.

Você sabe como escolher um plano de saúde pra você sua família ou empresa ou acha que é caro demais para a sua realidade e por isso nunca buscou uma segurança maior em ter um plano de saúde que oferece cobertura completa para todos os procedimentos que venha a precisar. 

Hoje existem diversas opções de convênios médicos com ótimo custo-benefício e você pode escolher as coberturas e serviços de acordo com suas necessidades e valor disponível para fazer o pagamento.

Se você fizer os cálculos em relação ao plano de saúde pago mensalmente, vai perceber que vale mais a pena pagar uma mensalidade e ter direito a consultas, exames e internações do que pagar os altos preços da rede particular ou ficar na fila do SUS. Pois dependendo da cirurgia que venha precisar o valor pode ser bem mais alto do o valor pago durante o ano todo para ter o plano de saúde.

Abaixo preparamos alguns ícones para se levar em conta na hora de escolher um plano de saúde.

 

Escolha o tipo de contratação, hoje o plano empresarial pode ficar até 30% mais barato do que o plano Pessoa Física.

Plano de Saúde Individual ou familiar

Plano de Saúde Coletivo por adesão

Plano de Saúde Coletivo empresarial

 

Defina a área de atendimento do plano se vai ser regional ou nacional, isso muda muito no valor final a ser pago.

Fique atento às coberturas, se o plano oferece todas as coberturas exigidas pela ANS ( Agencia Nacional de Saúde ).

Escolha a acomodação, se vai ser enfermaria ou apartamento.

Veja a rede credenciada de hospitais e laboratórios, se fica próximo ao local que você mora, hoje nas grandes cidades sabemos das dificuldades de se locomover de um lugar para outro.

Verifique a carência contratual de cada operadora, pois tem plano que oferece carência reduzida para contratação do plano.

Leia e preencha a proposta com cuidado e tire todas as sua duvidas com um corretor que passe confiança nas informações.

Considere os reajustes, como falado anteriormente, tem uma grande diferença no reajuste do plano Pessoa Física e Jurídica.

Escolha de uma operadora de plano, vamos citar abaixo algumas que talvez possa te ajudar na escolha:

Bradesco Saúde

Amil Saúde

Sulamérica Saúde

NotreDame Intermédica

Unimed